A Polícia Federal prendeu em flagrante, na tarde desta quarta-feira (3), em Valinhos, um homem de 58 anos, pastor de uma igreja evangélica, por compartilhamento, pela internet, de arquivos contendo imagens sexuais envolvendo crianças e adolescentes.
A investigação que levou a Polícia Federal até a prisão faz parte da Operação Escudo da Inocência, cujo objetivo é proteger vítimas de abuso sexual infantil, ao interromper crimes de armazenamento e compartilhamento de arquivos com conteúdo sexual infantojuvenil por meio da Internet.
O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Juíza Federal Valdirene Ribeiro de Souza Falcão, titular da 9ª Vara Criminal Federal de Campinas, após manifestação favorável do Ministério Público Federal quanto às representações realizadas pela Polícia Federal.
Durante a investigação, apurou-se que neste ano o homem preso já havia sido indiciado pela Polícia Federal pelos delitos relacionados à pornografia infantil e, mesmo assim, continuou a adquirir e compartilhar diversos vídeos e imagens de conteúdo de violência sexual infantojuvenil.
Segundo a Polícia Federal, a pessoa responsável pelo delito pode responder pelos crimes de posse e compartilhamento de material de violência sexual vitimando crianças ou adolescentes, com penas somadas de até dez anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados e apurados no decorrer da investigação.
A Delegacia de Polícia Federal em Campinas mantém um grupo especializado e permanente de prevenção e repressão a crimes sexuais contra crianças e adolescentes.