A Câmara Municipal de Campinas concedeu na noite de sexta-feira (14) ao ateliê Geraldo Alta Costura o Diploma de Mérito Empresarial “José Bonifácio Coutinho Nogueira”. A honraria foi entregue a Geraldo Barbosa, conhecido alfaiate pela trajetória de sucesso e por manter a tradição de vestir os prefeitos de Campinas.
A homenagem foi uma iniciativa do vereador Luiz Cirilo (Podemos), que na abertura da cerimônia relembrou o histórico de Geraldo, desde sua cidade natal Muzambinho (MG), até chegar ao prestígio nacional e internacional.
Com atuação há mais de 60 anos em Campinas, Geraldo Barbosa, o “mestre da tesoura”, iniciou sua carreira na cidade na década de 1950. O alfaiate mantém a tradição de confeccionar ternos para os prefeitos eleitos em Campinas desde 1959, como forma de gratidão pelo acolhimento que recebeu do povo campineiro.
“Quero de modo muito especial agradecer a presença dos meus amigos, clientes, filhos, funcionários e netos. Essa homenagem engrandece qualquer coração desse mundo. Um cidadão que nasceu em Muzambinho, que veio da Mogiana para Campinas e receber uma homenagem dessa é demais. Agradeço a todos os prefeitos que passaram pelo ateliê e aos vereadores”, pronunciou Geraldo, em tribuna.

Políticos e figuras públicas também fizeram questão de prestar homenagens. O deputado federal Carlos Sampaio (PSD) destacou a importância do trabalho de Geraldo no município.
“A história de vida dele fala por si só. Começou a costurar aos 11 anos e vestiu meu pai, meus irmãos e meus filhos. É uma pessoa do bem, que sempre acompanha a política e sabe de tudo o que acontece em Brasília. Sem contar que tem sempre no seu ateliê um cafezinho com bolacha maravilhosos”.
A presidente da Casa de Portugal de Campinas, Ana Calvinho, agradeceu o apoio de Geraldo e de sua família que sempre marcam presença nos eventos da instituição. Já o cônsul honorário de Portugal em Campinas, Pedro Pinto Peixoto, relembrou que já encomendava ternos com Geraldo há mais de 40 anos, quando ainda era gerente de banco.
Mais que um Alfaiate, um ícone na cidade
Geraldo começou sua trajetória com uma máquina de costura em um quarto de sua casa. Hoje, é reconhecido como o “costureiro dos prefeitos”.

O primeiro terno de prefeito que saiu das mãos de Geraldo foi o de José Nicolau Ludgero Maselli, empossado em 1º de fevereiro de 1959, após a renúncia de Ruy Hellmeister Novaes. Desde então, cada novo chefe do Executivo era indicado ao alfaiate por seu antecessor. Dos 16 prefeitos que governaram Campinas entre 1959 e 2020, pelo menos 11 tomaram posse com ternos feitos por ele.
Geraldo tem no currículo outros feitos notáveis, como a confecção de uma roupa para Alfio Rapisarda, ex-assessor do Papa João Paulo II. O alfaiate chegou a enviar cortes de tecido para Roma e logo o italiano tornou-se cliente.
Seu trabalho também se estende à filantropia. Há mais de 30 anos colabora voluntariamente com a Orquestra Sinfônica de Campinas, fornecendo os uniformes dos músicos.
“É uma felicidade imensa para mim. Essas coisas marcam um profissional e fazem história. Tenho muito orgulho de vestir pessoas importantes para a cidade”, afirma.
O reflexo do orgulho de vestir as principais autoridades da cidade está nas lembranças que guarda com carinho em sua alfaiataria na Avenida Júlio de Mesquita, no bairro Cambuí: fichas com medidas de prefeitos e fotos emolduradas fazem parte dos objetos que considera especiais. Mas sua relação com os governantes vai além da costura. Ao longo dos anos, muitos clientes se tornaram amigos.







