Começo o segundo mandato graças à expressiva confiança que os campineiros demonstraram na eleição de outubro. Ganhamos no primeiro turno com 67% dos votos, ou seja, o segundo mandato nasceu da vontade de 2 em cada 3 eleitores.
O resultado das urnas é a maior prova de que o trabalho que fiz até agora foi reconhecido pela população. Ele indica também que a ampla maioria dos moradores da nossa cidade se beneficiou das obras, entregas e serviços que a Prefeitura ofereceu nesses quatro anos.
Estamos do lado certo. Campinas está mudando para melhor.
Nunca é demais reforçar a gratidão por esse reconhecimento. Muito obrigado Campinas! Eu amo essa cidade! E acordo todos os dias com disposição para retribuir tudo o que Campinas sempre me deu!
Há quatro anos, iniciei o mandato na pior fase da pandemia e tive de concentrar todos os esforços da Prefeitura na luta contra o vírus e a as dificuldades econômicas que ele trouxe. Quando o pior passou, corri para entregar os compromissos da primeira gestão.
Foram mais de 270 obras e R$ 1,7 bilhão de investimentos com recursos próprios, o maior da história de Campinas.
O Mário Gattinho e o BRT agora fazem parte do cotidiano da cidade. Batemos recorde de empregos. Campinas virou a única metrópole do Brasil a ter nota 10 em saneamento.
Agora, temos quatro anos pela frente, sem pandemia, e o trabalho não vai parar. Podemos avançar mais rápido, para ter uma cidade com mais qualidade de vida, mais humana e mais segura.
As supercreches do Espaço do Amanhã estão entregues. Vamos realizar o feito inédito de zerar a fila da creche. Um futuro de mais oportunidades se abre para as nossas crianças.
Temos o Mário Gatti sendo reformado. Abrimos o CEEM, o Centro de Exames e Especialidades Médicas. O CEEM é o verdadeiro Poupatempo da Saúde, porque além de atender com rapidez, poupa recursos. Poupa o dinheiro de quem precisa da consulta, porque está bem no centro da cidade, com acesso fácil. E poupa o recurso da Prefeitura, que pegou uma estrutura já montada.
A gestão pública exige essa responsabilidade: fazer mais com menos recursos. Saber usar as estruturas que já estão preparadas. E preparar novas estruturas onde elas nunca existiram.
Campinas nunca tinha tido um Hospital Veterinário Público. Agora vai ter, o H.Pet, em convênio com a PUC. As mulheres terão o seu Hospital, porque todo mundo sabe que a saúde da mulher exige exames e atendimentos específicos.
Nunca Campinas teve tantos novos equipamentos públicos de saúde em tão pouco tempo. Mas eu sei que, na saúde, por mais que a gente faça, é preciso fazer sempre mais. Por isso, vamos fazer novos centros de saúde e ampliar o atendimento da telemedicina.
Esse é o espírito do campineiro. Crescer e melhorar sempre. Exigir mudanças e qualidade o tempo todo. Esse é o desafio permanente, numa cidade que está sempre em evolução. E a gente tem trabalhado para atender essa expectativa.
Onde antes havia terreno baldio ou área pouco cuidada, hoje existem 16 Parcões, que aumentaram o espaço de convivência e socialização da comunidade. No novo mandato, vamos fazer os Parques Molhados, para as crianças se divertirem com segurança em espaços modernos e bem cuidados.
Vamos iniciar as obras para melhorar ainda mais a captação de água e a conservação dos nossos rios, investimento superior a R$ 700 milhões e garantia de mais empregos na cidade.
O BRT vai rodar ainda melhor com o terminal do Ouro Verde e com a nova frota, que está sendo licitada. Vamos oferecer mais conforto aos passageiros de ônibus, com o terminal dos Amarais e do Campo Belo.
A parceria com o governador Tarcísio está tirando o Trem Intercidades do papel. E vai trazer a Praça da Cidadania, que qualifica as pessoas para empreender e para o mercado de trabalho.
Campinas vai ter um Centro cada vez mais seguro, com a vigilância da Guarda Municipal. Mas também mais humano, com a revitalização de ruas e avenidas.
Vamos continuar com a Operação Retorno e as ações para oferecer cursos profissionalizantes para quem deseja sair das ruas e arrumar um emprego.
Campinas será cada vez mais resiliente, mais preparada para as mudanças climáticas. Iniciamos as obras do piscinão da Princesa d’Oeste. Teremos os piscinões da Norte-Sul e da Orosimbo Maia.
Mas vamos ser também uma cidade com mais oferta de atividades de lazer e de cultura. Neste ano, farei a reabertura do Centro de Convivência. Seremos ainda uma cidade mais segura, humana e acolhedora, com o novo Mercadão e as obras de asfalto e drenagem do programa Meu Bairro Bem Melhor, que vai chegar a mais 21 bairros e núcleos residenciais.
Fizemos as leis de incentivo pra construção civil e pra aquisição da casa própria, que reduziram a fila da Cohab em mais de 70%. Agora, vamos trabalhar para garantir a casa de quem está na menor faixa de renda, ou sem renda comprovada.
A cidade do futuro está cada vez mais presente em Campinas. Mas também quero dizer que mesmo numa cidade que muda o tempo todo, tem coisas que não mudam nunca.
O campineiro não abre mão do espírito empreendedor, da vontade de crescer na vida. Eu não abro mão da responsabilidade fiscal, uma gestão que só investe aquilo que arrecada. Não vou mudar o cuidado que tenho com o recurso público.
Vou continuar contra as invasões do MST e continuarei a apoiar o que sempre defendi, como a liberdade econômica e a liberdade religiosa.
Quero continuar exercendo a medicina, atendendo pacientes em mutirões ou, como cidadão, doando sangue e ajudando nas campanhas do SUS.
O primeiro mandato não mudou meu jeito de ser. O segundo também não vai mudar. Quero ser um pai melhor a cada dia para os meus filhos. Um companheiro mais presente. Por isso, vocês vão continuar me vendo pela cidade, nos eventos públicos, numa mesa com os amigos e, de vez em quando, dançando forró, e até arriscando um rolê na tirolesa do Taquaral.
Eu adoro trabalhar por Campinas, mas também gosto de viver na melhor cidade do mundo. E Campinas é isso: uma cidade para ser vivida, para que cada um possa crescer sempre e realizar seus projetos!
Desejo a todos os campineiros que vivam intensamente a cidade no ano que está começando! Eu honrarei os compromissos que assumi com Campinas!

Dário Saadi é prefeito de Campinas por dois mandatos (2020-2024 e 2025-2028)







