A Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação para a população ficar atenta com os sintomas da dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As três enfermidades podem provocar complicações mais graves, caso não sejam devidamente tratadas.
A Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, salienta que os sintomas são parecidos. No caso da dengue, os principais sintomas são dores no corpo, de cabeça e na parte atrás dos olhos, febre, manchas e/ou pontos vermelhos no corpo, náusea e vômito. Já o sintoma principal de chikungunya são dores nas articulações que persistem por dias. Os sintomas da zika são febre, mas não tão elevada, vermelhidão no corpo e olhos (neste último sem formação de pus).
Caso o morador apresente algum dos sintomas acima mencionados, a Prefeitura orienta para ele procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de onde mora para receber atendimento adequado, possibilitando que a Secretaria de Saúde faça a notificação correta do caso.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a dengue hemorrágica é uma complicação mais grave da dengue. Os principais sintomas são dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, queda abrupta da temperatura do corpo, sangramentos, agitação ou sonolência, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, diminuição da quantidade de urina, dificuldade de respirar e andar, e choro persistente em crianças. Esses sintomas podem aparecer a partir do terceiro dia. Por isso, no caso de aparecimento de algum desses sintomas, a Vigilância Epidemiológica reforça a orientação para que a pessoa procure atendimento médico na unidade de saúde mais próxima da residência.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra neste ano 455 casos notificados de Dengue, dos quais 97 positivos. Já de Chikungunya, são três casos notificados, dos quais dois negativos e um aguarda resultado do exame. Neste ano, o município ainda não registra nenhuma notificação de Zika.
Busca ativa e nebulização
Para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor de Dengue, Zika e Chikungunya, a Prefeitura de Hortolândia prossegue com as ações de busca ativa e eliminação de criadouros do inseto e de nebulização em diferentes regiões da cidade. A Unidade de Vigilância e Zoonoses, órgão da Secretaria de Saúde, realizou busca ativa com duas equipes nas regiões da Vila Real e Vila Real Continuação. Já outra equipe executou a nebulização no Jardim Amanda. Segundo o órgão, as duas ações foram feitas em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue.
Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação de casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.







