Hortolândia reforça o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika. A Prefeitura está retomando o trabalho de nebulização em diferentes regiões da cidade. Nesta semana, a Unidade de Vigilância e Zoonoses (UVZ) executa a ação no bairro Remanso Campineiro. Na visita, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos já adultos.
Os agentes utilizam nebulizadores costais motorizados para espalhar o inseticida em forma de vapor. Em paralelo, outra equipe do órgão continua a percorrer a Vila Real com a ação casa a casa de busca ativa e eliminação de criadouros do mosquito.
De acordo com a UVZ, a nebulização é realizada em regiões onde foram notificados casos positivos de Dengue. A ação havia sido suspensa em junho do ano passado.
Já na ação casa a casa, os agentes visitam as casas para fazer busca ativa e eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O objetivo é eliminar o inseto ainda na fase de larva. Caso sejam encontradas larvas, algumas delas são recolhidas para identificação em laboratório. De acordo com o órgão, 80% dos focos de criadouros do mosquito estão nas casas das pessoas.
A Prefeitura solicita para que a população permita a entrada dos agentes de nebulização e da ação casa a casa. Eles estão identificados com crachá e uniforme.
A Prefeitura ainda orienta para que os moradores fiquem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. A ação consiste somente na identificação e eliminação de criadouros do inseto. Em caso de dúvidas, para saber em quais regiões da cidade será realizada a ação casa a casa, a população pode ligar na UVZ nos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
*Matéria atualizada às 15hs







