A Prefeitura de Hortolândia divulgou os editais de licitação para as obras do Centro Especializado em Reabilitação (CER) e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Os editais foram divulgados no Diário Oficial Eletrônico do município. As construções das novas unidades de saúde especializada serão executadas com recursos do governo federal por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
De acordo com a Secretaria de Saúde, o CER será de porte II, destinado para atendimento de duas modalidades de reabilitação: física e intelectual, unificando serviços de reabilitação que atualmente são oferecidos pela Prefeitura no CEM, no Centro Integrado de Educação e Reabilitação (CIER) Romildo Pardini, (CIER) e no Centro de Reabilitação Física (CRF) Mônica Cristina Blanco. A futura unidade será na região do Jardim Green Park, próximo ao CEM (Centro de Especialidades Médicas).
O outro edital de licitação é para a obra do novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). A futura unidade será na região do Jardim Terras de Santa Maria.
O CAPS-AD atende pacientes com transtornos mentais decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas. A unidade atua com o objetivo de estimular a integração social e familiar dos pacientes e apoiá-los em suas iniciativas de busca de autonomia. O atendimento é de porta aberta, sem a necessidade de agendamento.
Atualmente, o CAPS AD funciona em imóvel locado pela Prefeitura na rua João Frutuoso de Miranda Filho, 460, Parque Ortolândia. Na área de saúde mental, Hortolândia tem ainda outros dois CAPSs: IJ (InfantoJuvenil), que atende crianças e adolescentes de até 18 anos com transtornos mentais, e Vida, para pacientes maiores de idade com grave sofrimento psíquico.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as obras das duas unidades seguem cronogramas do Ministério da Saúde. As datas de início das obras ainda não foram definidas pelo órgão federal. A previsão é que as duas obras sejam concluídas em três anos.







