Hortolândia será a primeira cidade do Brasil a eletrificar a frota de veículos do transporte público. Dez novos ônibus elétricos foram oficialmente contratados para rodarem no município da região metropolitana de Campinas. Os novos veículos compõem investimento de R$ 29 milhões do Ministério das Cidades, via Novo PAC. Além dos veículos, dois pontos de recarga serão instalados no Terminal de Transferência Parque dos Pinheiros, que passará por uma revitalização, também prevista no financiamento pelo Novo PAC.
A implantação do eletroterminal e dos ônibus elétricos em Hortolândia será viabilizada por meio do programa Refrota, do Ministério das Cidades. O secretário nacional de mobilidade urbana, Denis Eduardo Andia, esteve na cerimônia de assinatura, nesta quinta-feira (25), e destacou a proatividade do município em fazer a transição do transporte público movido a combustível para elétrico.
“Hortolândia foi a cidade que mais se adiantou em cumprir com celeridade as etapas para fazer a transição. Hortolândia é a primeira cidade do país a colocar em prática a eletrificação da frota de ônibus do transporte público”, elogiou o secretário. Andia ainda destacou a inteligência do projeto da Prefeitura em implantar o eletroterminal na Estação de Transferência.
Os novos veículos elétricos do transporte público municipal serão entregues no ano que vem. Os veículos são ecologicamente corretos, não emitem gás carbônico (CO2) na atmosfera, o que evita poluição. Os ônibus vêm equipados carregador para cabo USB, ar-condicionado, Wi-Fi, sistema de câmera de segurança e painel elétrico. A capacidade de cada ônibus é de 36 pessoas sentadas. Os veículoss têm ainda assentos preferenciais para idosos e gestantes e acessibilidade no embarque e desembarque para pessoas com deficiência (PcDs).
“Temos sido muito bem atendidos pelo Governo Federal. Essa parceria é uma que nos leva a lugares cada vez mais longes, com muita tecnologia envolvida”, reforçou o prefeito de Hortolândia Zezé Gomes.
Capacitação
Os motoristas dos ônibus elétricos ainda receberão uma especialização gratuita do Instituto Federal de São Paulo para operar o veículo da melhor forma. As aulas irão dar detalhes de fundamentos dos ônibus elétricos, mecânica básica, protocolos de emergência e direção defensiva. “Um exemplo para outras localidades de todo o país”, nas palavras do secretário Denis Andia.











