Hortolândia recebe, nesta segunda e terça-feira (22 e 23), o “Ônibus SP Por Todas”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, que conta com o apoio da Prefeitura, envolvendo várias secretarias municipais. Em ambiente climatizado, o veículo oferece uma série de serviços integrados nas áreas psicossocial, jurídica e assistencial, voltados à mulher.
O veículo está estacionado na Rua José Camilo de Camargo, ao lado da loja “Casas Bahia”, atendendo das 9h às 16h. Todos os serviços são gratuitos e prestados sem necessidade de agendamento, no regime de “portas abertas”.
Segundo a diretora do Departamento das Mulheres de Hortolândia, Josefa Teixeira, o atendimento móvel, que já passou por mais de 15 municípios paulistas, funciona como uma espécie de CRAM (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) Móvel.
Os serviços são prestados por meio de parceria entre os agentes públicos. Enquanto os serviços de natureza jurídica e de assistência social estão por conta da Prefeitura, o atendimento psicossocial é feito por agentes do Estado, que contratou a OSC (Organização da Sociedade Civil) “Instituto Formação”, sediada em Hortolândia e que também presta serviços à Administração Municipal. As cinco profissionais, duas psicólogas, duas assistentes sociais e uma gestora, se revezam para atender todos os municípios por onde o veículo passa.
“Estamos muito felizes de estar em casa e participando deste Movimento em prol das mulheres com o CRAM, que é muito efetivo em Hortolândia. Felizes por transformar vidas e vidas de mulheres”, afirmou a coordenadora da OSC, Bruna Rosa Franco.
Uma novidade do serviço móvel no município é que equipes da Saúde estão aplicando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais às interessadas.
Além disso, em Hortolândia, o atendimento do “SP por Todas” ganhou o reforço da viatura da GM (Guarda Municipal) Guardiã Maria da Penha e também da viatura do CRAM “Débora Regina Leme dos Santos”, que agora está adesivada com o logotipo e o telefone do serviço, o (19) 97171-5655 (atendimento 24h).