A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar inaugurou um novo laboratório de análises clínicas no Hospital Mário Gatti, em Campinas. O espaço modernizado traz mais agilidade, segurança, autonomia e sustentabilidade para o serviço de assistência à saúde, além de ser fundamental para auxiliar médicos no diagnóstico, tratamento e monitoramento de doenças.
O laboratório está instalado em uma área reformada e adequada dentro do Hospital Mário Gatti. Atualmente, atende tanto o hospital quanto a Unidade Pediátrica Mário Gattinho, realizando em média 55 mil exames por mês nas áreas de bioquímica, imunoquímica, hematologia, urina, microbiologia e coagulação.
A capacidade instalada permite a realização de até 200 mil procedimentos mensais, reforçando a qualidade e a eficiência do atendimento hospitalar., destaca a Rede Mário Gatti. Além do Mário Gatti, a rede conta também com um laboratório no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde), que atende o hospital e as quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): Carlos Lourenço, São José, Campo Grande e Anchieta. Juntas, essas unidades já realizam cerca de 120 mil exames mensais.
A previsão é que nos próximos meses, os exames das UPAs Carlos Lourenço e São José passem a ser feitos no laboratório instalado no Hospital Mário Gatti.
O novo laboratório do Hospital Mário Gatti conta com tecnologia de ponta, totalmente integrada e equipada com sistemas automatizados, capazes de realizar, por exemplo, um exame de glicose em apenas cinco minutos. Conforme a rede, exames de gasometria e protocolos de sepse são liberados entre 30 minutos e uma hora, enquanto todo o processo dos exames de urgência é concluído em até duas horas.
O novo laboratório é administrado pelo Laboratório Biomega, responsável pelos serviços de análises clínicas das duas unidades hospitalares da Rede Mário Gatti.
Segundo a coordenadora e gestora do laboratório, Candida Castro, um dos principais impactos foi a melhoria da comunicação entre as equipes. “As interfaces foram aprimoradas e hoje as ações são ampliadas. O laboratório funciona 24 horas, sete dias por semana. O impacto para o hospital foi muito grande no sentido de agilizar as altas médicas, já que os exames passaram a ser realizados no período noturno. A comunicação para as solicitações de recoleta de amostras também foram aprimoradas e o que levava cerca de quatro horas, passou para 30 minutos”, explicou.











