A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas divulgou Nota de Pesar pelo falecimento do músico Nelson Fidélis, ocorrido nesta segunda-feira (23), aos 82 anos. Ícone do samba campineiro, Nelsinho, como era conhecido, deixa um legado de talento, resistência cultural e amor à música.
Nascido na Rua da Abolição em 1943, começou sua trajetória musical ainda jovem, construindo artesanalmente seus primeiros instrumentos, como cavaquinho e violão. Com o tempo, se tornou uma das principais referências do samba na cidade.
A história do artista foi registrada no livro “A Velha Arte de Nelson Fidélis – O nosso samba em sua voz”, da socióloga Erotides Loyola, lançado em 2013.
No ano seguinte, Nelsinho recebeu da Câmara de Vereadores de Campinas a primeira edição do diploma Noel Rosa, em reconhecimento à sua contribuição para a música popular.
Em 2025, o músico foi homenageado pelo bloco carnavalesco “Nem sangue, nem areia”, uma justa celebração de sua importância para o samba local.
A cerimônia de despedida será realizada nesta terça-feira (24), das 13h às 16h, no Cemitério da Saudade, Praça Voluntários de 32, s/n – Swift, Campinas.











