Uma idosa de 64 anos foi resgatada na noite desta segunda-feira (11) em situação de abandono e vulnerabilidade em uma casa na Rua Rosa Balão, no bairro Cidade Satélite Íris, em Campinas. O caso é investigado pela Polícia Civil como infração do Estatuto da Pessoa Idosa.
De acordo com a Guarda Municipal, que atendeu a ocorrência, ao chegar ao endereço, equipes encontraram populares em frente ao imóvel. Dentro da residência, havia apenas um cômodo, com telhado improvisado por vizinhos, sem água, energia elétrica, alimentos e em grande desordem.
A vítima foi encontrada deitada no chão, com fala desconexa e sinais de desorientação, segundo o boletim de ocorrência. Apesar da situação, não apresentava lesões aparentes e afirmou estar sendo alimentada por vizinhos.
Um homem que se apresentou como testemunha relatou à polícia que, no domingo (10), foi contratado por R$ 300 para transportar os pertences da idosa de uma casa no Jardim Mirassol até o local onde ela foi encontrada. O serviço teria sido solicitado por uma mulher, supostamente neta da vítima. Ele disse ter se comovido com a situação e, junto a outros vizinhos, prestou auxílio à idosa.
Segundo a própria vítima, ela tem filhos e netos, e reclamava de uma dor no olho esquerdo, que persiste há três meses.
Após perícia no imóvel, ela foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e, em seguida, ao Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante (SAMIM), onde ficará sob cuidados da assistência social.
O caso é investigado como infração do artigo 99 do Estatuto do Idoso prevê pena de reclusão de dois a cinco anos para quem expõe pessoa idosa a perigo, privando-a de cuidados básicos. A punição pode chegar a sete anos de prisão em casos que resultem em lesão corporal grave.
A perícia foi acionada e o caso foi registrado na 2ª Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas. A Polícia Civil investigará as circunstâncias e possíveis responsáveis pelo abandono.














