Reginaldo Pupo
A temporada 2025/2026 de cruzeiros marítimos em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, deverá atrair ao arquipélago ao menos 217 mil cruzeiristas e tripulantes, de acordo com estimativas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, entre os meses de outubro de 2025 e abril de 2026. O número é semelhante à quantidade de turistas que chegam ao município por meio de balsas, cerca de 250 mil turistas, entre dezembro e fevereiro.
Os 12 navios previstos – Scenic Eclipse, Costa Favolosa, Costa Fantasia, Costa Diadema, MSC Armonia, MSC Sinfonia, Seven Seas Splendor, Silver Wisper, Azamara Quest, Aidamar, Borealis e Equinox – farão 51 escalas, até o momento. Nesta temporada, irão operar nove empresas, as tradicionais Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, além da Scenic Cruises, Regent Seven Seas, Silversea, Azamara Cruises, Aida Cruises, Fred Olsen e Celebrity Cruises.
O primeiro navio da temporada chega em Ilhabela na próxima quarta-feira (15). O Scenic Eclipse, um transatlântico de médio porte, chegará ao arquipélago às 8h, trazendo um seleto grupo de 80 passageiros e uma tripulação de 180 pessoas para servi-los.
O navio de alto luxo, exclusivo e sofisticado, ficará por um curto período na ilha, pois, às 15h, ele partirá, seguindo para o litoral paranaense.
Ele abriu a temporada de cruzeiros no Brasil ao chegar em Recife (PE) no último domingo (6), vindo de Cabo Verde e Europa. O navio faz um cruzeiro de volta ao mundo. Antes de chegar a Ilhabela, ele ainda passará pelos portos de Salvador (BA), Rio de Janeiro, Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ) e Paraty (RJ). Após deixar Ilhabela, ele partirá para a Ilha do Mel (PR) e São Francisco do Sul (SC). Seu destino final será a Antártica, onde a embarcação realizará cruzeiros de expedição, com direito a explorar as geleiras com mini submarinos.

O Scenic Eclipse, que na verdade é classificado como iate, traz um novo patamar em termos de luxo e elegância. Ele oferece aos hóspedes a melhor experiência de spa, espaçosos lounges e bares; terraços ao ar livre, piscina e jacuzzis, além de um teatro na sua própria varanda privativa.
O navio promete abundância de opções gastronômicas nos bares e lounges espaçosos, que oferecem experiências privativas para apenas oito pessoas no Elements, na sala de jantar principal ou no intimista bar Champagne, com as melhores taças da França.
O refúgio de luxo oferece os melhores artigos de toalete, roupa de cama e todas as comodidades que os hóspedes esperam de um hotel cinco estrelas, incluindo camas king-size com menu de travesseiros e lounge separado para relaxar após as atividades do dia.
Desde as generosas suítes Verandah, de 345 m², até a suíte Cobertura de dois quartos com 247 m², a Scenic redefiniu o padrão das suítes de cruzeiro oceânico. Individualmente selecionados, móveis elegantes, serviço de mordomo para todas as suítes, serviço noturno de arrumação de cama e refeições 24 horas nas suítes.
Turismo marítimo aquecido
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ilhabela prevê que a temporada poderá injetar cerca de R$ 80 milhões na economia local, valor que beneficiará toda cadeia turística, como restaurantes, bares, comércio, guias de turismo, transportes, passeios e serviços em geral.
Segundo a prefeitura, com base em dados da Clia Brasil, associação brasileira que reúne empresas do setor, a temporada 2025-2026 deve registrar ocupação recorde, mesmo com a redução de dois navios em relação ao último ciclo, o que representa 20% a menos em leitos disponíveis.
Nesse cenário, segundo a prefeitura, a procura segue aquecida e consolida Ilhabela como um dos principais destinos de cruzeiros no Brasil, que atrai navios nacionais e internacionais.

O prefeito Antonio Luis Colucci comemora os números. “Nesta temporada, Ilhabela receberá 12 navios diferentes de nove armadoras, totalizando até o momento 51 escalas. Sabemos que se trata de um segmento importante para nossa economia, por isso o trabalho focado, que já promete bons resultados em 2025 e 2026”.
A prefeitura credita os bons resultados à participação do município na Seatrade Cruise Global, maior feira internacional do setor, que acontece anualmente em Miami, na Flórida (EUA), além de reuniões diretas com companhias de cruzeiros que operam no país.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Harry Finger, Ilhabela está preparada para oferecer uma recepção de qualidade aos visitantes. “Temos infraestrutura adequada, qualificamos os prestadores de serviços e cuidamos dos nossos atrativos. O Brasil vive um bom momento no turismo. Precisamos avançar também no setor de cruzeiros e Ilhabela está pronta para isso”, reforça.







