A comunidade do Jardim Novo Flamboyant (Buraco do Sapo), em Campinas, ganhou a revitalização Praça da União, realizada pela Fundação FEAC. Desde o início das reformas a fundação envolveu a comunidade para garantir que o projeto atendesse às suas reais necessidades.
O projeto de requalificação teve como principal objetivo transformar a praça em um ponto de convivência para os moradores, com melhorias que visam a qualidade de vida e a transformação social e ambiental da região.
O bairro, com cerca de 2.456 habitantes e 800 famílias, é marcado por desafios socioeconômicos – 50% da população está cadastrada no Cadastro Único (CENSO IBGE, 2010).
A criação de um espaço público acolhedor e seguro é, portanto, um passo essencial para proporcionar bem-estar aos moradores e estimular o fortalecimento dos vínculos comunitários.
A requalificação da praça envolveu uma série de melhorias: a quadra esportiva e suas arquibancadas foram reformadas, incluindo pintura e troca do alambrado; os brinquedos do playground foram substituídos; um novo piso acessível foi construído; os banheiros passaram por reformas; o local recebeu nova iluminação e paisagismo, além de novos mobiliários urbanos e a revitalização dos quiosques e equipamentos de ginástica.
O processo colaborativo entre a Fundação FEAC e os moradores foi um destaque. A comunidade esteve amplamente envolvida e opinou sobre o projeto ao ser apresentado um modelo em 3D, garantindo que as intervenções fossem validadas antes do início das obras. Esse diálogo foi fundamental para que a nova praça atenda às expectativas e se torne, de fato, um espaço de convivência seguro e agradável para todos.
“Nós apostamos na transformação dos territórios com o amplo envolvimento da comunidade e para nós é uma grande satisfação contribuir para a evolução do Jardim Novo Flamboyant, com um espaço convidativo para a brincadeira e o lazer tanto para as crianças, como para os adultos”, afirma José Roberto Dalbem, diretor executivo da Fundação FEAC.











