A região de Campinas está incluída no alerta laranja de perigo emitido nesta segunda-feira (9) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso de baixa umidade e temperaturas elevadas compreende municípios de 12 estados brasileiros mais Distrito Federal. Às 14h50, a Umidade Relativa do Ar em Campinas estava em 15,8% e os termômetros marcaram 35,4° graus.
As queimadas e o tempo seco trouxeram uma marca ruim para o estado. Segundo a agência suíça IQAir, a cidade de São Paulo tem o ar mais poluído do mundo nesta segunda-feira. O ranking mede a qualidade do ar em cerca de 100 grandes cidades de todo planeta em tempo real, com base no Índice de Qualidade do Ar do instituto.
A lista dos dez piores tem ainda Lahore (Paquistão), em segundo, seguido por Jakarta (Indonésia), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Kinshasa (República Democrática do Congo), Doha (Catar), Jerusalém (Israel), Pequim (China), Lima (Peru) e Santiago (Chile).
Segundo o instituto, em todos os locais abrangidos pelo alerta laranja a umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 12%, com risco de incêndios florestais.
Além do DF e de São Paulo, o alerta vale para Goiás, Bahia, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, São Paulo e Maranhão. Em alguns locais a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 12%.
O instituto também emitiu um alerta amarelo, de perigo potencial, para os estados do Acre, Amazonas, Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul. Nesses locais, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30% e 20%.
A baixa umidade causa ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Entre as recomendações estão beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, evitar a prática de atividades físicas. Também são recomendados o uso hidratante para pele e umidificar o ambiente.
O alerta vale até a quinta-feira (12). Nesses estados, além da baixa umidade, as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média. A onda de calor, aponta a MetSul, vai se intensificar e atingir o seu máximo de intensidade no Brasil nesta semana com marcas acima de 40ºC em vários estados e que vão se estender para o Sul do Brasil com o avanço de ar muito quente para áreas mais meridionais do país. Quarta, quinta e sexta devem ser dias mais quentes.
Embora baixa, há possibilidade de chuvas no domingo (15) e na segunda (16), quando o calor deve dar uma trégua.







