13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes

Na próxima semana, pelo menos até o começo de janeiro, a expectativa é que o tempo permaneça instável

Redação Por Redação
29 de dezembro de 2024
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes

Nuvens carregadas no céu de Campinas: cidade em Estado de Atenção - Foto: Rogério Capela

A Defesa Civil de São Paulo divulgou alerta meteorológico para chuvas intensas nos próximos dias, com foco especial na faixa leste do estado e nas regiões de Campinas, Piracicaba e Vale do Paraíba. Em entrevista à CNN, o capitão Roberto Farina, chefe de comunicação do órgão, afirmou que o fenômeno está associado à zona de convergência do Atlântico Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou alerta laranja para chuvas intensas e ventos fortes nessas regiões.

Na próxima semana, pelo menos até o começo de janeiro, a expectativa é que o tempo permaneça instável em Campinas e região, de acordo com o Cepagri da Unicamp, mas com períodos mais prolongados de sol intercalando com céu parcialmente nublado a nublado.

Temporais isolados são esperados principalmente entre o meio da tarde e as primeiras horas da noite, que podem apresentar algum grau de severidade e exigem atenção, avisa o Cepagri.

A tendência para este domingo (29) é de céu parcialmente nublado com pancadas de chuva ou temporais a partir da tarde. Essas chuvas devem ocorrer de forma mais esparsa geograficamente, mas, onde os temporais se desenvolverem, há possibilidade de chuvas localmente intensas, vendavais e granizo. As temperaturas ficam entre 20 e 28°C.

 

Proteção

A Defesa Civil de Campinas reforça em suas plataformas uma série de orientações para a autoproteção em caso de enfrentamento a situações de extremos climáticos. “É importante que a população observe os alertas e não arrisque sua vida passando por áreas alagadas, além de não ficar em lugares abertos quando há incidência de raios durante um temporal”, orienta o órgão. As dicas incluem situações em que a pessoa esteja em casa ou na rua durante uma chuva forte, com vento e raio.

Uma das orientações é para que as pessoas respeitem os avisos dos painéis digitais que foram instalados em Campinas para emitir alertas de risco de alagamento quando está chovendo. Os alertas são emitidos em tempo real para que motoristas e pedestres evitem os locais alagados. A instalação desses equipamentos faz parte de uma iniciativa desencadeada pela Defesa Civil, Serviços Técnicos Gerais (Setec) e Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A operação é da empresa Shempo Sistemas de Comunicação.

Além desses avisos, a Defesa Civil do Estado emite alertas via SMS, WhatsApp e, recentemente, lançou uma tecnologia para envio de alertas de emergência em tempo real.

“É muito importante que a população fique atenta aos alertas que são emitidos pelo poder público. Todas as informações têm o objetivo de prevenir e proteger o cidadão”, reforça o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

 

Tecnologia

Para receber alertas da Defesa Civil por SMS é necessário enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199. Outra opção é o WhatsApp. O cadastro é feito pelo telefone (61) 2034-4611 ou link https://wa.me/556120344611/?text=Oi

Depois de abrir a caixa de mensagem, envie um “oi”. O robô de atendimento (chatbot) vai interagir com o usuário e pedir para compartilhar a localização atual ou outra de interesse para receber as mensagens do órgão.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo também lançou uma ferramenta para emissão de alertas sonoros de emergência em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares do estado conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G.

Por meio do sistema Cell Broadcast, a ferramenta funciona em todos os aparelhos, mesmo sem crédito ou no modo silencioso, e não precisa de cadastro prévio. Uma mensagem pop-up aparecerá na tela do celular e, após 10 segundos, o usuário poderá utilizar o aparelho normalmente.

 

Durante a tempestade

Uma das orientações durante chuva forte ou tempestade é evitar lugares abertos como estacionamentos, campos de futebol, praças, parques e bosques. Quem estiver na piscina, rios ou lago, a recomendação é saída imediata. Não tocar em árvores e galhos caídos nas vias faz parte das orientações, pois existe o risco de que estejam energizados se tiverem contato com a rede elétrica.

Se abrigar em quiosques, pontos de ônibus, embaixo de árvores e de caixas d’água em caso de chuva é outra ação passível de risco. A Defesa Civil alerta que esses locais podem atrair descargas elétricas. O ideal, indica, é procurar uma edificação segura, como uma loja ou outros locais cobertos.

Caso não haja possibilidade de chegar a um lugar para se abrigar, existe uma técnica indicada que pode ser usada caso alguém esteja trabalhando no campo, por exemplo: “agache-se, fique com os pés juntos, curvado para frente, coloque as mãos nos joelhos e a cabeça entre os joelhos e espere a tempestade acabar”, explicam os especialistas.

 

Alagamento

Em caso de alagamento, a recomendação é evitar a travessia. Dirigir durante a incidência de uma chuva forte também é perigoso. A orientação é estacionar o carro em lugar seguro e estar atento aos meios de comunicação para se direcionar por uma rota segura. Em Campinas, existem os painéis e placas em locais sujeitos a alagamento.

Casa haja impossibilidade de parar o veículo, a condução com velocidade baixa e a manutenção da aceleração constante para que o motor não se afogue são condições que minimizam riscos. Manter distância dos carros da frente e estar atento para não fechar cruzamentos também são ações indicadas.

Ter contato com a água em caso de enchente é arriscado, alerta a Defesa Civil, já que ela pode estar contaminada e provocar doenças infecciosas e acidentes. Para caminhar em uma rua alagada, o ideal é escorar-se em muros ou paredes. “Não tente atravessar a rua. Mesmo que a enchente pareça pequena, a força das águas é muito forte e pode derrubar a pessoa”, alertam as equipes de resgate.

 

Cuidados em casa

Antes da chuva, a recomendação é evitar deixar objetos soltos em áreas externas para evitar danos e possíveis acidentes. Os conselhos de sabedoria popular, passados de pais para filhos, continuam sendo válidos: ficar  próximo de janelas, torneiras, canos de eletricidade, eletrodomésticos e outros aparelhos ligados à rede elétrica é arriscado. Também não se deve tomar banho durante a tempestade, alertam os agentes de resgate. “Um raio pode atingir a fiação e ‘caminhar’ até sua casa”, explicam.

Em relação ao uso do celular, a recomendação é que ele não seja carregado durante uma tempestade e nem utilizado com o dispositivo ligado à tomada.

 

Desinfecção de locais atingidos por enchentes

Se a casa for invadida por enchente, alimentos e remédios devem ser preservados, pois precisarão ser descartados se molharem em razão do risco de contaminação proveniente da urina do rato, por exemplo. A água deve ser filtrada ou fervida. Se alguém dentro de casa se machucar, sentir dor muscular ou de cabeça, febre, ou ainda tiver vômito ou diarreia, a orientação é procurar um centro de saúde e comunicar ao especialista o contato com enchente.

A limpeza deve ser feita com o uso de bota ou sapato fechado, luvas e máscara. Na falta desses materiais, sacos plásticos e panos ou lenços limpos podem se improvisados em substituição às botas, luvas e máscaras. A casa precisa estar livre das lamas. A limpeza do espaço e dos objetos que entraram em contato com a enchente deve ser feita com água e sabão e desinfete. “Entre em contato com a Defesa Civil para orientação caso não esteja com produto adequado para a limpeza”, direciona os agentes.

A desinfecção deve ser feita com água sanitária. A Secretaria de Saúde possui materiais de orientação sobre o que fazer nestes casos. Confira no https://campinas.sp.gov.br/secretaria/saude/pagina/enchentes-e-alagamentos

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. Já o número do Corpo de Bombeiros é o 193.

 

 

Tags: alagamentoBombeirosCampinasChuvasDefesa Civilenchenteextremos climáticosorientaçõesrecomendaçõestecnologiatempestades
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas
Cidade e Região

Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024
Cidade e Região

Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024

Por Redação
12 de janeiro de 2026

...

Prefeitura de Sumaré lança campanha ‘A Dengue Mora Onde Você Não Olha’

Prefeitura de Sumaré lança campanha ‘A Dengue Mora Onde Você Não Olha’

12 de janeiro de 2026
Zona Azul na avenida Coronel Silva Telles começa nesta segunda-feira

Zona Azul na avenida Coronel Silva Telles começa nesta segunda-feira

12 de janeiro de 2026
Valinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba a partir de sexta-feira

Valinhos realiza a 75ª Festa do Figo e a 30ª Expogoiaba a partir de sexta-feira

12 de janeiro de 2026
IPVA 2026: prazo para pagamento começa nesta segunda; veja tabela

IPVA 2026: prazo para pagamento começa nesta segunda; veja tabela

12 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.