As obras da Prefeitura seguem na Lagoa do Taquaral (Parque Portugal) com a instalação do piso intertravado na pista interna. Até agora, já foram instalados 2.350 metros lineares de piso. A pista toda tem 2.700 metros lineares e largura variável entre 4 e 12 metros ao longo do trajeto. A obra está sendo executada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, gestora do parque, e deve ser concluída até o fim de setembro.
O objetivo do piso é evitar o assoreamento da lagoa e melhorar a acessibilidade para os visitantes. “A pista era de saibro (uma espécie de solo argiloso, com areia grossa e pedaços de pedra) e quando chovia, as águas levavam esse solo para dentro da lagoa, causando o assoreamento. O piso intertravado evita que o material particulado seja levado para dentro da lagoa e, como é ecológico, permite a drenagem de águas”, explica o secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Além de evitar o assoreamento da lagoa, o secretário explica que circular dentro do parque está mais confortável e acessível. “A pista pavimentada proporciona mais mobilidade aos frequentadores da Lagoa do Taquaral”, diz Paulella.
Uma área de 350 metros quadrados, com mesas e bancos de concreto, ao longo da pista de caminhada, perto do bambuzal e da curva da lagoa, também recebeu piso intertravado. O local é usado pelos visitantes para descanso, conversas e piqueniques.







