PUBLICIDADE
1 de abril de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Economia & Negócios

Instituto Agronômico de SP completa 138 anos com produtos inéditos 

Nos últimos 12 meses, 20 novas cultivares de diversas espécies foram disponibilizadas

Redação Por Redação
5 de julho de 2025
em Economia & Negócios
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Instituto Agronômico de SP completa 138 anos com produtos inéditos 

Fundado em 1887, por D. Pedro II, o IAC se tornou referência nacional e internacional por suas inovações tecnológicas. Foto: Governo de SP

O Instituto Agronômico (IAC-Apta) de Campinas completou 138 anos em 27 de junho com resultados inéditos. Nos últimos 12 meses, 20 novas cultivares de diversas espécies foram disponibilizadas. Dentre elas estão feijão, citros, cana-de-açúcar, batata, batata-doce, laranja, milho e painço. Considerando que o desenvolvimento de cada novo material requer investimentos contínuos em recursos humanos e infraestrutura, este resultado demonstra a atuação contínua e eficiente do IAC.

Esses materiais inéditos, somados aos pacotes tecnológicos com recomendações de cultivo que os acompanham, reafirmam o protagonismo do IAC como gerador de ciência e tecnologia e o mantém como um dos maiores centros de pesquisa agrícola da América Latina e um pilar estratégico para a agricultura brasileira.

“A atuação do Instituto Agronômico segue alinhada com as necessidades dos agricultores de diversos segmentos e as demandas dos mercados. Nossa excelência científica nos conecta com parceiros que reconhecem o IAC como gerador de soluções tecnológicas eficientes para o enfrentamento dos desafios atuais”, considera o pesquisador e diretor-geral do IAC, Marcos Landell.

Dentre os lançamentos estão duas novas cultivares copa de laranjas Kawatta e Majorca, que são produtivas, precoces e têm alta qualidade de suco. De acordo com a pesquisadora do IAC, Marinês Bastianel, essas laranjas têm excelente qualidade físico-química, podendo ser destinadas para industrialização de suco e também para consumo in natura.

“Esses materiais foram avaliados em diferentes condições climáticas paulistas e se adaptam bem em condições distintas de clima. Esse perfil é muito interessante para a abertura de novas fronteiras de citros, pois têm potencial de serem validadas em regiões com condições diferentes das tradicionalmente utilizadas para o cultivo de laranjas no estado de São Paulo”, explica.

Essas novas variedades copa de citros resultam de parceria entre o Centro de Citricultura “Sylvio Moreira” do IAC com a Embrapa e a Fundação Coopercitrus Credicitrus. Estes parceiros fizeram a avaliação dessas novas variedades em diversas condições paulistas, além das realizadas inicialmente pelo IAC nas coleções de campo.

Introduzidas pelo Instituto, estas duas variedades estão presentes há cerca de 50 anos no Banco de Germoplasma do Centro de Citricultura do IAC, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Segundo a equipe, esses materiais se destacaram em ensaios de competição como alternativas de variedades de maturação precoce, com colheita entre maio e agosto, alta qualidade de suco, coloração intensa e boa relação sólidos solúveis/acidez.

A Fazenda Santa Elisa, pertencente ao IAC. Foto: Divulgação

A geração e transferência de novas soluções tecnológicas está na missão e na programação científica do IAC. Mais recentemente, a busca por respostas é feita em parceria com a iniciativa privada e com outras instituições de pesquisa, ensino e associações de agricultores.

 

Programa Cana IAC

O programa apresenta duas novas variedades de cana-de-açúcar que serão liberadas em novembro de 2025.

Com características de alta produtividade agroindustrial e fechamento rápido de entrelinhas, os dois novos materiais ampliam o portfólio de variedades IAC.

A IAC07-2361, selecionada na região de Ribeirão Preto, apresenta alto TCH e perfil de maturação de julho a outubro. A IAC09-6166 tem porte ereto, perfil de maturação de maio a outubro, ATR médio-alto e diâmetro dos colmos médio.

 

Nova cultivar de feijão carioca

Responsável pelo desenvolvimento do feijão carioca – o tipo mais consumido no Brasil -, o Instituto Agronômico lançou este ano a 60ª nova cultivar do tipo carioca: a IAC 2560 Nelore, que tem alta tolerância à antracnose e ao escurecimento dos grãos.

Esta característica agrada ao consumidor, que não quer um feijão escuro, e favorece a cadeia produtiva, que pode armazená-lo por cerca de 12 meses, sem perder venda. Este novo material tem potencial produtivo de 70 sacas, por hectare. Testado e aprovado pela indústria, tem caldo espesso de alta qualidade, característica que resulta em excelente aceitação no mercado.

A IAC 2560 Nelore chega para complementar a IAC 2051, que é o grão carioca mais procurado no Instituto por todas as suas qualidades e cultivado em diversos estados, mas é suscetível para a antracnose.

A IAC 2560 Nelore – resistente a várias raças fisiológicas do patógeno que acomete o feijoeiro no Brasil -, reúne todas as qualidades que a IAC 2051 tem como produtividade, grão claro, escurecimento muito lento, podendo ser armazenado por mais de um ano.

Instituto Agronômico de Campinas: pesquisa de ponta, reconhecimento de mercado e inovação – Foto: Divulgação IAC

“Nós o desenvolvemos em função da cultivar IAC 2051, o nosso carro-chefe atualmente, mas que apresenta suscetibilidade para a antracnose, doença fúngica que pode causar perdas de até 100% do feijoeiro. Por isso o Nelore foi desenvolvido para suprir essa suscetibilidade”, explica Alisson Chiorato, pesquisador do IAC.

 

Batata-doce biofortificada

Dentre as batatas-doces mais plantadas no Brasil, a cultivar IAC Dom Pedro II apresenta 65 vezes mais carotenoides, compostos que podem ser convertidos em vitamina A. Além desta característica altamente benéfica para o consumidor, a cultivar tem alta produtividade comercial – de 68 toneladas, por hectare -, precocidade e bom cozimento, atributos que atendem às necessidades do agricultor e demais elos da cadeia de produção.

A nova cultivar de batata-doce de polpa alaranjada escuro e com sabor agradável desenvolvida pelo Instituto Agronômico é excelente para uso culinário com o diferencial de tornar este alimento mais nutritivo, graças à biofortificação obtida no processo de melhoramento genético convencional.

 

Histórico de 138 anos de contribuições para a agricultura brasileira

Fundado em 1887, por D. Pedro II, que este ano completaria 200 anos, o IAC se tornou referência nacional e internacional por suas inovações tecnológicas, desenvolvimento de cultivares e soluções sustentáveis que revolucionaram diferentes cadeias do agronegócio. Seus resultados impactam diretamente lavouras, empresas, cooperativas e milhões de produtores rurais em todo o país.

“Como em todos os aniversários do IAC, é inevitável ressaltar a longevidade e atualidade da mais antiga instituição de pesquisa agrícola do Brasil. Mas, 2026 é especial pois estamos comemorando 138 anos da fundação e 200 anos do nascimento do nosso fundador, o Imperador D. Pedro II”, ressalta o pesquisador e vice-diretor do IAC, Heitor Cantarella.

Entre os destaques que consolidam a excelência do Instituto está o desenvolvimento de 1.189 cultivares de uma centena de espécies. Dentre essas estão 69 cultivares de café arábica, responsáveis por cerca de 90% dos cafezais no Brasil da espécie. Na mesa do brasileiro chegam cultivares de feijão de alta performance – são 61 cultivares IAC, que respondem por 25% da área deste grão cultivada nacionalmente.

O estado de São Paulo lidera em produtividade média por área de feijoeiro e ocupa a sexta posição na produção brasileira deste alimento – a maior fonte de proteína vegetal na dieta nacional. As cultivares IAC de amendoim ocupam 80% das lavouras paulistas, que são responsáveis por 80% de todo o amendoim nacional. O Instituto já desenvolveu 21 cultivares desta oleaginosa com o objetivo de proporcionar resistência a doenças, qualidade agronômica e industrial, destacando-se os materiais com mais de 80% de ácidos oléicos.

Outro programa estratégico é o Adjuvantes da Pulverização, que desenvolve métodos científicos para avaliar a funcionalidade dos adjuvantes agrícolas. Com cerca de 40 empresas e 100 produtos analisados, o laboratório do IAC se tornou referência na busca por certificações e recomendações técnicas mais precisas, contribuindo diretamente para a qualidade e eficácia das pulverizações.

 

Investimento de Genética de precisão

No campo da resistência genética, o IAC avança na obtenção de marcadores moleculares associados à resistência a doenças em plantas. Esses marcadores permitem ao pesquisador identificar genótipos resistentes sem a necessidade de cultivo em campo, otimizando tempo e recursos.

Especificamente no feijoeiro, genótipos promissores já estão sendo utilizados em cruzamentos para obtenção de novas cultivares resistentes a doenças complexas, contribuindo para a segurança alimentar e a produtividade agrícola.

Com um legado que envolve cerca de 628 mestres e doutores formados em sua Pós-graduação em Agricultura Tropical e Subtropical, o IAC segue firme em sua missão de cultivar conhecimento, segurança alimentar e desenvolvimento sustentável para o Brasil do presente e do futuro.

Tags: agronômicoaniversárioCampinascultivaresIACinéditosprodutividadeprodutossoluções
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Faculdade Sebrae e Centro de Sustentabilidade lançam MBA on-line
Economia & Negócios

Faculdade Sebrae e Centro de Sustentabilidade lançam MBA on-line

Por Redação
1 de abril de 2026

...

Notebook básico em 2026
Economia & Negócios

Notebook básico em 2026: quando um i3 é suficiente para o dia a dia

Por Redação
31 de março de 2026

...

Editor de fotos grátis

Revelando imagens impressionantes: como um editor de fotos moderno melhora a qualidade das fotos e transforma imagens do dia a dia em obras-primas profissionais

31 de março de 2026
PCJ confirma 5,92% de revisão tarifária para Sanasa; novo índice será aplicado em fevereiro

Sanasa anuncia resultados de 2025 com destaque nos investimentos

31 de março de 2026
Sky Galleria inaugura auditório para mais de 250 pessoas

Sky Galleria inaugura auditório para mais de 250 pessoas

31 de março de 2026
Rede CreaLab Coworking do Crea-SP chega a Campinas

Rede CreaLab Coworking do Crea-SP chega a Campinas

30 de março de 2026
Carregar Mais
  • Avatar photo
    Alexandre Campanhola
    Hora da Saudade
  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Retirada de bancas no Centro mobiliza categoria e gera reação da Câmara de Campinas

    Retirada de bancas no Centro mobiliza categoria e gera reação da Câmara de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Assassino de menina de 10 anos em Campinas é condenado a 60 anos de prisão

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Festa do Boi Falô celebra tradição e memória na Sexta-Feira Santa em Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Prefeitura promete apresentar plano para impasse das bancas no Centro até 13 de abril

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Cerimônia da Lavagem das Escadarias da Catedral acontece no Sábado de Aleluia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.