3 de setembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Arte e Lazer

Instituto de Artes da Unicamp comemora 50 anos de fundação

Eventos estão programados para acontecerem ao longo de todo o ano de 2021

Redação Por Redação
26 de abril de 2021
em Arte e Lazer
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Instituto de Artes da Unicamp comemora 50 anos de fundação

Instituto de Artes de Unicamp completa 50 anos e uma série de eventos estão programados para ocorrer ao longo do ano. Fotos: Divulgação \ Unicamp

Uma série de eventos vai marcar a partir de amanhã (27), as comemorações pelos 50 anos de fundação do Instituto de Artes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Uma mesa de recepção, que terá as presenças do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, o Tom Zé e a secretário interina de cultura de Campinas, Marianne Elisabeth Bockelmann, entre outros será aberta a partir das 13h, com transmissão no YouTube do Instituto de Arte – IA @iaunicamp.

Por conta da pandemia do coronavírus, as comemorações vão acontecer com restrições

Por conta da pandemia do coronavírus, as comemorações vão acontecer com restrições. Haverá uma live com trechos e falas de autoridades – em que também vão participar remotamente – e vídeos gravados das apresentações musicais – que contarão com a Orquestra Sinfônica da Unicamp e interpretações de obras de compositores clássicos como Beethoven, Mozart e Brahms. (Veja programação completa abaixo). O Instituto programa eventos que deverão atravessar o ano de 2021.

Idealizado no mesmo período que os institutos de Biologia, Física, Química, Letras, Geociências, Matemática, Estatística e Ciências da Computação, o Instituto de Artes da Unicamp nasceu como Escola de Música.

 

No dia 5 de agosto de 1970, uma reunião entre os professores Friedrich Gustav Brieger e Rogério Cezar de Cequeira Leite, com o professor Koellreutter, foram expostos os principais pontos de organização relacionados ao Departamento de Música do futuro Instituto de Artes. No mesmo dia, os pontos debatidos foram apresentados ao então reitor Zeferino Vaz, que abraçou o projeto.

Em setembro 1970, o maestro Benito Juarez foi convidado para iniciar atividades artísticas no campus

Em setembro, o maestro Benito Juarez foi convidado para iniciar atividades artísticas no campus, “visando criar um primeiro – fundamento” do Departamento de Música do Instituto de Artes. Esse primeiro fundamento foi a organização de um coro universitário.

Em 27 de abril de 71, na Catedral Metropolitana de Campinas, o concerto do Maestro Benito Juarez com o CORALUSP, marcou a primeira atividade artística do Departamento de Música, considerada como a “pedra fundamental” do Instituto.  Ainda em 71,  Zeferino Vaz, designou Cerqueira Leite como o primeiro coordenador do Departamento de Música e futuro Instituto de Artes, cuja função era organizar, planejar e incrementar as atividades musicais na universidade.

Nos anos seguintes foram oferecidos outros cursos de extensão nas áreas da música e artes plásticas, além de se realizar atividades artístico-culturais como concertos, exposições de artes plásticas e apresentações teatrais, realizadas no próprio campus e diversificados espaços culturais de Campinas.

Com o oferecimento do curso de Música no ano de 1979, o Instituto de Artes da Unicamp foi finalmente oficializado como unidade de ensino e pesquisa, sendo designado o professor Yaro Burian Junior como diretor.

Artes Cênicas

As atividades de artes cênicas iniciaram no campus em 1978, também como extensão cultural por meio do “Grupo Pessoal do Victor”, coordenado pelo professor Celso Nunes.  Esse grupo era composto por nove artistas formados pela escola de Arte Dramática da USP e tinha nomes como Marcília Rosário, Márcio Tadeu, Paulo Betti, Reinaldo Santiago, Waterloo Gregório, Eliane Giardini, José Adilson de Barros, Celso Nunes e Anton Chaves.

O grupo de artistas era composto, entre outros, por Paulo Betti, Eliane Giardini e Celso Nunes

Os anos que antecederam a oficialização do Curso de Artes Cênicas da Unicamp, de 1978 a 1982, foram marcados por variadas montagens cênicas, dirigidas por Celso Nunes.  No dia 1º de janeiro de 1983, o Curso de Artes Cênicas foi oficialmente criado.

Crescimento

Nos seguintes seguintes vieram a instalação do Departamento de Artes Plásticas – que à época foi chefiado pelo professor Bernardo Caro. Depois, vieram o Departamento de Artes Corporais, com implantação do Curso de Graduação em Dança e do Departamento de Multimeios e do curso de Música Popular.

Hoje o Instituto de Artes conta na sua estrutura administrativo-acadêmica com os Departamentos de Artes Plásticas (DAP), Artes Cênicas (DAC), Artes Corporais (DACO), Música (DM) e Multimeios, Cinema e Comunicação (DMCC), com as Coordenadorias de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Galeria de Arte (GAIA), Biblioteca, além de distintos Laboratórios Interdisciplinares.

 

Veja a programação da abertura das comemorações
Dia 27 de abril de 2021 a partir das 13h
Transmissão no canal do Youtube do IA @iaunicamp

Mesa de Recepção
Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, Reitor da UNICAMP
Dra. Marianne Elisabeth Bockelmann, Secretária Interina de Cultura de Campinas
Prof. Dr. Paulo Adriano Ronqui, Diretor do Instituto de Artes
Profa. Dra. Mariana Baruco Machado Andraus, Diretora Associada do Instituto de Artes
Prof. Dr. José Alexandre Leme Lopes Carvalho, Chefe do Departamento de Música do IA
Prof. Dr. Edson do Prado Pfutzenreuter, Chefe do Departamento de Artes Plásticas do IA
Prof. Dr. Rodrigo Spina de Oliveira Castro, Chefe do Departamento de Artes Cênicas do IA
Profa. Dra. Paula Caruso Teixeira, Chefe do Departamento de Artes Corporais do IA
Prof. Dr. Mauricius Martins Farina, Chefe do Departamento de Multimeios Mídia e Comunicação do IA

Apresentações Musicais

Metalescência – Primeiro movimento: Fanfarra
Prof. Raul do Valle
Quinteto de Metais: Metallumfonia
Formado pelo Prof. Dr. Paulo Ronqui, Dr. Robson de Nadai, Fransoel de Carli (discente de doutorado do PPGM) e convidados Isac Emerick e Jeferson Anastácio.

Intermezzo Op. 76 N. 7 e Intermezzo Op.118 n.1
Johannes Brahms
Prof. Dr. Mauricy Matos Martin

Velha Modinha
Lorenzo Fernandez
Prof. Dr. Gilson Uehara Gimenes Antunes

Rebonds
Iannis Xenakis
Prof. Dr. Fernando Augusto de Almeida Hashimoto

É a ti flor do céu
Poema de Teodomiro Alves Pereira
Orquestração de Dinorá de Carvalho
Barítono: Angelo Fernandes
Orquestra Sinfônica da UNICAMP
Regência: Cinthia Aliretti

Trio em sol maior Op. 9 para violino, viola e violoncelo – Primeiro movimento
L. V. Beethoven
Prof. Dr. Adonhiran Reis, Prof. Dr. Emerson Di Biaggi e Prof. Dr. Lars Hoefs

Requiem, K. 626 – Communio: Lux æterna / Cum sanctis tuis
W. A. Mozart
Soprano: Raíssa Amaral
Coro e Orquestra do Departamento de Música da UNICAMP
Regência: Prof. Dr. Carlos Fernando Fiorini

CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Monólogo ‘Não conta pra ninguém’ está de volta à região de Campinas
Arte e Lazer

Monólogo ‘Não conta pra ninguém’ está de volta à região de Campinas

Por Redação
3 de setembro de 2025

...

WineArt: evento gratuito no Parque Dom Pedro reúne vinho e arte a partir de sexta
Arte e Lazer

WineArt: evento gratuito no Parque Dom Pedro reúne vinho e arte a partir de sexta

Por Redação
3 de setembro de 2025

...

MIS Campinas exibe filme ‘Sol de Setembro’ nesta quarta-feira

MIS Campinas exibe filme ‘Sol de Setembro’ nesta quarta-feira

2 de setembro de 2025
‘Fantasia’: Duo Camaleão interpreta Chico Buarque no Teatro Castro Mendes

‘Fantasia’: Duo Camaleão interpreta Chico Buarque no Teatro Castro Mendes

2 de setembro de 2025
Tributo a Doc Miranda reúne no domingo (14) músicos na Concha Acústica do Taquaral

Tributo a Doc Miranda reúne no domingo (14) músicos na Concha Acústica do Taquaral

2 de setembro de 2025
Festival em Barão Geraldo reúne cervejarias, gastronomia e música neste sábado

Festival em Barão Geraldo reúne cervejarias, gastronomia e música neste sábado

2 de setembro de 2025
Carregar Mais













  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Leonardo da Vinci: comunicador científico renascentista – por Carmino de Souza

    Leonardo da Vinci: comunicador científico renascentista – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Passeio ‘7 Maravilhas de Campinas’ abre no sábado inscrições gratuitas; veja como fazer

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Educação de Campinas abre cadastro para intenção de vagas em creche até 17 de outubro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Shopping em Campinas terá Festival Volta ao Mundo com gastronomia e música

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morre ex-presidente da Associação Campinas Parkinson (ACP)

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.