Em comemoração ao seu segundo aniversário, o Instituto Negras em Ação realizará uma celebração, neste sábado (6), na Sala dos Toninhos, a partir das 14h. O evento contará com uma programação especial que reunirá mulheres, apoiadores e parceiros para celebrar conquistas, fortalecer redes e apresentar os projetos desenvolvidos desde a fundação do Instituto.
O encontro começa com uma Roda de Conversa sobre pautas relacionadas às mulheres negras, além de um brinde de confraternização e uma homenagem póstuma à Ângela Muniz, fundadora do Salão Marrom Bom Bom e precursora da arte e beleza dos cabelos afro em Campinas.
Logo após, às 17h, terá início o Samba de Camaleoa – Batuque na Cozinha. Samba da Camaleoa é uma roda de samba interseccionalizada de protagonismo feminino, que reúne profissionais do samba e estudantes de batucada. A apresentação faz parte do projeto Batuque na Cozinha, da musicista e arte educadora Shey, que ensina os instrumentos de roda samba há 5 anos.
O espetáculo segue um set musical e participações vocais pré-definidas mas, é aberta a receber entusiastas da batucada e quem mais quiser chegar na alegria, nas palmas e no gogó, além de sempre receber participações de amizades especiais que fazem parte da construção do samba na cidade de Campinas.
O Instituto Negras em Ação é uma organização formada por mulheres negras de Campinas comprometidas com a promoção da equidade racial, o fortalecimento de redes de apoio e o desenvolvimento de ações voltadas ao bem-estar, à cultura e à valorização da mulher negra. O Instituto realiza uma série de ações que buscam transformar o autocuidado em uma ferramenta de empoderamento e pertencimento.
O Quilombo Feminino/Sala dos Toninhos, conta com o apoio do Pontão de Cultura NINA/Sala dos Toninhos, através da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com o Ministério da Cultura e a Secretaria de Cultura de Campinas.
SERVIÇO:
Celebração de Aniversário do Instituto Negras em Ação
Sábado – 6 de Dezembro
A partir das 14h às 21h
Sala dos Toninhos – Estação Cultura de Campinas
Entrada para estacionamento: Rua Francisco Teodoro, 1050; Vila Industrial
Entrada pelo centro: Praça Floriano Peixoto s/n
Atividade gratuita e livre para todos os públicos






