Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama. Diversas ações são realizadas para difundir informações sobre o diagnóstico e tratamento da doença. O Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) também promoveu uma ação relacionada ao Outubro Rosa para as meninas e mulheres da equipe (jovens, profissionais, mães e familiares).
A enfermeira Cira Cardoso de Freitas, especialista em saúde da mulher, realizou uma roda de conversa sobre o câncer de mama. Durante a atividade, ela explicou sobre a importância do autoexame e ensinou como deve ser feito. As participantes puderam esclarecer dúvidas sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento da doença.

“A gente reuniu praticamente três gerações diferentes na ação: mulheres adultas, adolescentes e crianças. Além delas receberem as orientações, também serão agentes multiplicadores da informação sobre prevenção e detecção do câncer de mama, sobre quando procurar o serviço de saúde. O câncer pode atingir todas as faixas etárias. Eu gostei muito da forma que eu fui recebida”, explica Cira.
Para Simone Silva, assistente social do IVCL, contar com a participação dos familiares é muito importante. “A família é uma instituição responsável pelo processo de socialização da criança e do adolescente, representa o alicerce para que o indivíduo construa uma boa estrutura social. E fortalecer esses vínculos ajuda o jovem a desenvolver sua identidade, autoestima e a motivação para a prática ao esporte”, comenta Simone.

Além dos treinamentos de atletismo, os alunos do IVCL contam com apoio escolar, acompanhamento psicossocial, médico e fisioterápico. Todas as atividades são oferecidas de forma gratuita e se alinham com a proposta do IVCL de “educar por meio do esporte”.
Vanderlei Cordeiro de Lima é um ícone do esporte nacional. Ele foi um dos maiores corredores na história do atletismo brasileiro. Ainda em atividade, tinha o sonho de criar um projeto que oferecesse condições de acesso ao esporte para jovens de baixa renda e, consequentemente, proporcionar acesso à educação para formar cidadãos. Tomando como base seu exemplo de vida, decidiu usar o atletismo como ferramenta para despertar o interesse por valores ligados ao desenvolvimento pessoal de cada uma das crianças atendidas.
O Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL) foi fundado em 2008, na cidade de Campinas, e tem como objetivo proporcionar a prática lúdica do atletismo, aliada às atividades educativas e culturais, com crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos.
Fonte: IVCL











