O Sistema Integrado para Videomonitoramento Inteligente, desenvolvido pela FITec – Fundação para Inovações Tecnológicas – com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Huawei e a inventVision, representa um passo importante na modernização do varejo brasileiro, possibilitando a detecção automática de situações de risco imediatamente, reduzindo significativamente as ocorrências de furto e perdas.
A partir de câmeras estrategicamente instaladas nos estabelecimentos comerciais e da utilização de modelos de inteligência artificial, o sistema é capaz de detectar objetos, identificar pessoas envolvidas em furtos anteriores, e monitorar a movimentação de produtos de alto valor nas prateleiras e gôndolas. Todos os eventos detectados são registrados no sistema, juntamente com um trecho de vídeo gravado antes e depois de cada alerta, de maneira a permitir a realização de análises posteriores.
Um importante diferencial está justamente na plataforma de gerenciamento inteligente, que centraliza os dados de múltiplos analíticos de vídeo. Com isso, é possível agir de forma preventiva, antes que o incidente se concretize, o que contribui para a redução significativa de furtos no comércio.
“A solução foi inicialmente instalada de forma experimental em algumas lojas de uma rede varejista em Belo Horizonte e demonstrou grande potencial para a redução de perdas por furto no comércio em geral. Além de melhorar a segurança, a tecnologia promove uma experiência mais tranquila ao inibir os furtos com abordagens mais assertivas e sem a necessidade de manter um grande número de produtos com acesso restrito”, explica a engenheira Astrid Maria Carneiro Heinisch, diretora executiva da FITec, responsável pela Unidade Belo Horizonte. Astrid acrescenta que a solução também permite o monitoramento remoto e simultâneo de diversas unidades, ideal para grandes redes varejistas, oferecendo uma visão estratégica e integrada do ambiente comercial.
Criada há 25 anos, a FITec é um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) que conta com cinco unidades – Campinas, São José dos Campos (SP), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Manaus (AM). As Unidades de Campinas e Belo Horizonte são credenciadas pela Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – para potencializar a força competitiva das indústrias brasileiras nos mercados interno e internacional. Na Campinas Innovation Week, realizada em julho, a instituição apresentou para o público soluções nas áreas de Transformação Digital, Inteligência Artificial, IoT, Conectividade e Automação, entre outras, que já estão sendo aplicadas nos mais diferentes setores da sociedade











