O Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) de Campinas registrou nove casos de intoxicação por metanol em 25 dias no estado de São Paulo. Uma pessoa morreu e oito estão internadas. O número é considerado alarmante pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em nota, a secretaria informou que os casos ocorreram a partir da ingestão de bebida alcóolica adulterada.
Os casos foram notificados nas cidades de São Paulo, Limeira e Bragança Paulista e encaminhados à secretaria por serem considerados “fora do padrão para o curto período de tempo e também por desviar dos casos até hoje notificados de intoxicação por metanol”. A vítima fatal, um homem de 50 anos, morava na capital paulista.
“O Ciatox recebeu, nos últimos dois anos, casos de intoxicação por metanol a partir de consumo de combustíveis por ingestão deliberada em contextos de abuso de substâncias, frequentemente associada à população de rua. Contudo, de acordo com a notificação de hoje (sexta-feira, 26), a ingestão se deu em cenas sociais de consumo alcóolico, incluindo bares, e com diferentes tipos de bebida, como gin, whisky, vodka, entre outros”, informa a unidade do centro de Campinas, que é referência em toxicologia no estado e atende diversos municípios.
Um pico de casos ocorreu na região de Campinas no primeiro semestre de 2023, com intoxicação de 14 pessoas em situação de rua.
À reportagem, a Secretaria de Saúde de Campinas informou que não houve registro de intoxicação por metanol na cidade este ano e que o “Ciatox realiza análises para diversos municípios”. A prefeitura informou realizar ações de combate ao mercado ilegal e comércio de bebidas alcoólicas falsificadas, sendo a mais recente no início do mês com a fiscalização de 130 estabelecimentos e 48 tipos de produtos.
O que é metanol
O metanol é uma substância líquida, inflamável e incolor. É amplamente utilizado como solvente, na fabricação de combustíveis, plásticos, tintas e medicamentos. Tem grande potencial de intoxicação, e, quando consumido, pode levar à morte mesmo em doses pequenas. (Agência Brasil)







