Em um confronto com mais de 70 anos de história, considerando jogos oficiais desde 1951, Ponte Preta e Santos já se enfrentaram mais de 100 vezes, tanto pelo Campeonato Paulista e Campeonato Brasileiro, mas hoje farão um duelo inédito pela Série B, já que o Peixe disputa a competição pela primeira vez.
O jogo, válido pela 5ª rodada da competição, acontece na noite desta quarta-feira (15), às 21h30, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, com torcida única do time mandante, seguindo determinação do Ministério Público.
A partida terá transmissão ao vivo da Band, da TV Brasil e do canal GOAT, no Youtube.
Na 14ª colocação da Série B, com cinco pontos, a Macaca precisa pelo menos pontuar para não correr o risco de terminar a rodada dentro da zona de rebaixamento, mas tentará a vitória para se aproximar do grupo de acesso – nesse momento, o Vila Nova é o quarto colocado, com nove pontos.
Invicta no Majestoso na atual temporada, com duas vitórias (São Paulo e Amazonas) e seis empates (Mirassol, Inter de Limeira, São Bernardo, Ituano, Novorizontino e Coritiba) em oito jogos, a equipe alvinegra sofreu apenas uma derrota na Série B e vem de empate em 1 a 1 com o Operário-PR, em Ponta Grossa. O resultado teve sabor de vitória porque a Macaca deixou tudo igual aos 50 minutos do segundo tempo.
No último encontro entre as equipes, o Santos derrotou a Ponte por 3 a 1, pela primeira fase da última edição do Paulistão. O duelo aconteceu no dia 25 de janeiro de 2024, na Vila Belmiro. Os dois times se classificaram para o mata-mata, mas sucumbiram diante do campeão Palmeiras – a Macaca caiu nas quartas, com goleada por 5 a 1 em jogo único na Arena Barueri, e o Peixe perdeu a grande decisão, com derrota por 2 a 0 no Allianz Parque, após vitória por 1 a 0 no jogo de ida, na Vila.
Na terceira posição, com nove pontos, o Peixe teve o seu primeiro tropeço na Série B na rodada passada, ao perder por 1 a 0 para o caçula Amazonas, que havia sido derrotado por 3 a 0 pela a Ponte na rodada anterior.
Desta forma, a equipe do técnico Fábio Carille busca reabilitação para não apenas se manter no G4, como também tentar retomar a liderança, que nesse momento está nas mãos do Sport Recife, com 12 pontos.
O último embate entre Ponte e Santos no Majestoso terminou com vitória do time da casa por 3 a 0, com dois gols de João Veras e um de Moisés, em duelo disputado no dia 16 de abril de 2021, com portões fechados por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Para o duelo desta noite em Campinas, o técnico João Brigatti terá a chance de repetir a escalação pela terceira vez consecutiva. No entanto, a boa fase vivida pelo meia reserva Dodô deixa uma pulga atrás da orelha do treinador, que pode optar pela entrada dele no lugar do atacante Iago Dias.
Nas duas últimas rodadas, Dodô saiu do banco de reservas e marcou dois gols, ambos no apagar das luzes – o último da vitória por 3 a 0 sobre o Amazonas, no Majestoso, e o que salvou a equipe da derrota para o Operário, garantido o empate em 1 a 1 em Ponta Grossa.

Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Santos:
Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Luis Haquin, Sérgio Raphael e Gabriel Risso; Emerson Santos, Dudu Vieira e Elvis; Iago Dias (Dodô), Matheus Régis e Gabriel Novaes. Técnico: João Brigatti.