Renato Bolsonaro, pré-candidato a deputado federal, visitou Campinas na manhã desta segunda-feira (13). Renato é irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, e foi lançado pelo PL como pré-candidato a deputado para tentar ocupar a vaga de Eduardo Bolsonaro, atualmente fora do País e que não deverá disputar uma cadeira na Câmara Federal.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sofre processo de cassação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O parlamentar está nos EUA liderando um movimento para salvar seu pai da prisão.
Para opositores, a conduta de Eduardo, que está nos EUA desde fevereiro, é incompatível com o desempenho das funções parlamentares.
Nos argumentos que sustentam as peças jurídicas contra Eduardo estão relatadas, entre outras observações, a movimentação do filho do ex-presidente para pressionar autoridades norte-americanas e setores políticos dos Estados Unidos com o intuito de constranger autoridades brasileiras por meio de sanções internacionais.
A representação contra Eduardo Bolsonaro, por quebra de decoro parlamentar, foi apresentada pelo PT e pede a perda do mandato do deputado. Segundo o partido, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, tem utilizado sua estadia nos Estados Unidos para se dedicar “de forma reiterada a difamar instituições do Estado brasileiro”.
Na representação, o PT alega que Eduardo Bolsonaro tem atacado com “especial virulência” o STF e seus ministros, a quem tem publicamente chamado de “milicianos togados” e “ditadores”.
Em março, Eduardo Bolsonaro pediu licença de 120 dias e fixou residência nos Estados Unidos.
O prazo expirou em 21 de julho, mas o parlamentar não retornou ao Brasil e já acumula faltas não justificadas nas sessões plenárias. A Constituição prevê cassação dos deputados que faltarem a um terço das sessões ordinárias, salvo licença ou missão autorizada.
A visita do tio a Campinas
A anfitriã da visita de Renato Bolsonaro foi a vereadora Debora Palermo (PL). O político deu uma entrevista a um programa da Rádio Joven Pan e seguiu para Valinhos. A visita inclui agenda junto a lideranças e a instituições filantrópicas, como a ONG Ana Brasil, que assiste crianças carentes.
Renato Antônio Bolsonaro, irmão do ex-presidente Jair Bolsonaro, é empresário, tem 61 anos, nasceu em Jundiaí, no Interior de São Paulo, mas se fixou na região do Vale do Ribeira.
Renato trabalhou como assessor do deputado estadual André do Prado (PL), atual presidente da Alesp (Assembleia Legislativa de SP), entre 2013 e 2016, e atuou como articulador do ex-presidente no Vale da Ribeira. Em 1996 foi eleito vereador na cidade de Praia Grande, na Baixada Santista, pelo PMDB.







