31 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Irmãos Penteado conclui nova unidade pediátrica

Expectativa é realizar cerca de 100 atendimentos por dia na faixa de 0 a 14 anos

Redação Por Redação
22 de abril de 2022
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Irmãos Penteado conclui nova unidade pediátrica

A nova unidade pediátrica do Irmãos Penteado entra em funcionamento na próxima segunda-feira (25). Fotos: Celso de Menezes/Divulgação

No momento em que Campinas vivencia a lotação de unidades infantis em razão do aumento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o Hospital Irmãos Penteado coloca em funcionamento em Campinas, a partir da próxima segunda-feira (25), uma nova unidade pediátrica. O espaço atenderá pacientes da saúde suplementar, convênios e particulares, na faixa etária de 0 a 14 anos. Em breve, quando os leitos de UTI estiverem ativados, a estimativa é de realizar 100 atendimentos por dia.

A Unidade Pediátrica do Irmãos Penteado oferece, em cerca de 800 metros quadrados, duas salas de pronto atendimento e sete leitos de internação em enfermaria. Também possui sala de triagem de risco, assistência social, sala administrativa, sala de procedimentos (para suturas e exames), sala de aplicação de medicação (injetáveis, por exemplo), sala de inalação, sala de emergência, sala de observação e sala de raio X.

Péricles Mottar, coordenador clínico

Integrante da Irmandade Misericórdia de Campinas – que também administra a Santa Casa da cidade –, o Irmãos Penteado entrega uma área estruturada para atender à demanda crescente 24 horas por dia, todos os dias da semana, reforça o idealizador do projeto e provedor da Irmandade, o médico Murillo Antonio Moraes de Almeida.

O coordenador clínico da unidade, o pediatra Péricles Motta, destaca a facilidade de acesso à unidade, que fica localizada no Centro de Campinas e dispõe de estacionamento. Também adianta que em cerca de 90 dias entrará também em funcionamento 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que já estão em finalização e aguardam aprovação da Vigilância Sanitária.

“Existe a necessidade urgente do município em disponibilizar leitos de UTI, que permanecem com alta ocupação em toda cidade; isso tanto na medicina particular e de convênios quanto na pública”, diz o provedor da Irmandade.

O coordenador da unidade completa que é necessário oferecer os leitos de UTI para que o atendimento seja completo: “no pronto atendimento a criança pode precisar dos cuidados intensivos e já teremos isso no mesmo espaço”. Com os leitos de UTI abertos, os atendimentos estimados serão de 100 crianças/dia.

O corpo clínico e técnico da UPIP é habilitado e certificado para atendimento exclusivamente infantil. “Nosso time é treinado para oferecer atendimento humanizado e acolhedor, para a criança e para a família. Cuidado e segurança do paciente são nosso foco, além da atenção com a família”, comenta o coordenador. Ele explica que o atendimento é priorizado por ordem de gravidade. Desta maneira, a família chega, retira uma senha e segue para triagem para, depois, fazer a ficha completa. “Normalmente estes dois últimos passos são ao contrário”, afirma.

A lista de especialidades médicas que fazem parte da UPIP contempla pediatria, endoscopia, cirurgia pediátrica, neurocirurgia pediátrica, otorrinolaringologia, urologia, ortopedia.

“A UPIP é o único centro de pediatria 100% focado em crianças. Outros hospitais da cidade têm atendimento infantil, porém inseridos em sua estrutura, como uma ala. A UPIP é um hospital isolado e independente, apenas para crianças. Ele não fica dentro do Irmãos Penteado e, sim, em um prédio próprio inteiramente reformado e modernizado, com arquitetura e design interior muito lúdicos, alegres, coloridos para acolher os pequenos”, descreve Péricles Motta.

 

Demanda

Em análise do panorama da cidade, o provedor da Irmandade de Misericórdia de Campinas comenta que, antes da pandemia de Covid-19, houve queda de oferta e de investimentos em pediatria nos hospitais privados voltados à rede complementar. “Assim, constatamos aumento no tempo de espera, menos qualidade e desaprovação por parte das famílias. E, ao mesmo tempo, houve aumento de demanda desse público”, diz.

Segundo ele, com a chegada da pandemia, os hospitais fecharam alas infantis, já que as crianças foram menos atingidas, e ofereceram estas áreas para cobrir o caos de falta de leitos e serviços em função das internações pela doença.

“De 2020 até final de 2021, um período de quase dois anos, a oferta para público infantil caiu. E a demanda de atendimento para crianças, mesmo que não seja por Covid-19, sempre existiu e aumenta muito em períodos sazonais por gripes, outros vírus ou doenças respiratórias. Então, a cidade precisa de um serviço de qualidade voltado a este público específico”, conclui.

 

SERVIÇO

UIPP – Unidade Infantil Irmãos Penteado

Atendimento: Hospital focado no atendimento à saúde suplementar de crianças de 0 a 14 anos.

Inauguração: 25 de abril de 2022, a partir das 7h.

Endereço: Entrada pela Rua Benjamin Constant, 1.657 ou pela Rua Barreto Leme, 1.604. Bairro: Centro. Campinas-SP

Coordenador clínico: Péricles Motta

Coordenador técnico: Leandro Chiarelli

Tags: Campinascriançashospitalinauguraçãoirmandadeirmãos penteadopediátricapronto antendimentoSanta CasaserviçosunidadeUTI
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Primeiro Feirão de Emprego do ano registra 569 atendimentos
Cidade e Região

Primeiro Feirão de Emprego do ano registra 569 atendimentos

Por Redação
30 de janeiro de 2026

...

Prefeitura de Campinas lacra estabelecimento que funcionava como bingo
Cidade e Região

Prefeitura de Campinas lacra estabelecimento que funcionava como bingo

Por Redação
30 de janeiro de 2026

...

Campinas recebe nova remessa de vacinas contra covid-19

Campinas recebe nova remessa de vacinas contra covid-19

30 de janeiro de 2026
Túnel de pedestres que liga o Centro à Vila Industrial será fechado para reparos a partir desta sexta

Túnel de pedestres que liga o Centro à Vila Industrial será fechado para reparos a partir desta sexta

30 de janeiro de 2026
Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

30 de janeiro de 2026
Prefeitura fecha bosque do Parque Valença; acumulado de chuvas em 72 horas foi de 101,4 mm na região Noroeste

Prefeitura fecha bosque do Parque Valença; acumulado de chuvas em 72 horas foi de 101,4 mm na região Noroeste

30 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    Ex-comandante da PM, coronel Adriano Augusto Leão morre aos 49 anos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Passinhos dos anos 80 voltam com força e unem gerações em Campinas – por Daniela Nucci

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é morta a facadas pelo marido em Artur Nogueira; suspeito está foragido

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Manifestação no domingo em Campinas cobra justiça após mortes de cavalo e cachorro Orelha

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.