Jaguariúna acaba de dar mais um passo no fortalecimento da saúde mental na Atenção Básica do Município. Desde a última quarta-feira, dia 28 de janeiro, o aplicativo CONEMO (CONtrole EMOcional) funciona, em caráter piloto, em três Unidades Básicas de Saúde (UBS): 12 de Setembro, Florianópolis e Nova Jaguariúna.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) da USP, a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguariúna e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ).
O aplicativo tem como objetivo reduzir sintomas de depressão e ansiedade por meio de técnicas baseadas na terapia cognitivo-comportamental, oferecendo um cuidado psicológico de baixa intensidade, acessível e gratuito.
Poderão participar pacientes com 18 anos ou mais, cadastrados nas três UBSs, que apresentem sintomas significativos de ansiedade e depressão, mas sem risco de suicídio, e que tenham condições de utilizar o aplicativo em smartphone ou tablet. A triagem é realizada por meio de formulários disponíveis no próprio app.
Segundo a pesquisadora do CISM e líder do projeto, Heloísa Garcia Claro, a implementação-piloto amplia o acesso ao cuidado em saúde mental, especialmente para pessoas com sintomas leves a moderados. “A intervenção é baseada em sólidas evidências científicas e combina ciência, inovação e cuidado humanizado”, destaca.
A adesão pode ser feita diretamente nas UBSs participantes, por meio da leitura de um QR Code ou acesso ao link do aplicativo, além da indicação pelos profissionais de saúde. A proposta é que, futuramente, o CONEMO seja expandido para todas as UBSs de Jaguariúna.
“Cuidar da saúde mental é uma prioridade da nossa gestão. O CONEMO amplia o acesso ao cuidado nas UBSs ao usar a tecnologia como aliada, de forma gratuita, segura e baseada em evidências científicas”, destacou a secretária municipal de Saúde, Conceição Camilo.









