Uma aeronave da aviação geral realizou um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, na tarde desta segunda-feira (19), após o piloto relatar uma possível pane no sistema de freios do trem de pouso. Apesar da situação, o pouso ocorreu em segurança e ninguém ficou ferido.
Segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o terminal, o jato executivo de matrícula PS-LUC, um Learjet 40, solicitou alternância para Campinas enquanto seguia de Sorocaba para Brasília (DF). A pista foi reservada às 15h53, conforme os protocolos operacionais e de segurança, e o pouso aconteceu às 15h58, sem intercorrências.
Em áudios do contato com o controle de tráfego aéreo obtidos pelo G1 Campinas, o piloto informou: “Solicito alternar Campinas, devido a um problema de freio e trem de pouso”. Durante a comunicação, os controladores questionaram sobre a existência de carga perigosa a bordo, o que foi negado. O comandante também informou que havia apenas dois tripulantes na aeronave. Após os procedimentos de aproximação, o pouso foi autorizado pela Torre de Campinas.
O Learjet 40 é um jato executivo de pequeno porte, com capacidade para até sete passageiros. De acordo com a concessionária, o ocorrido não impactou as operações do aeroporto, que seguiram normalmente ao longo da tarde.






