Diversos pontos da avenida John Boyd Dunlop (JBD) que figuram entre os 50 mais críticos de acidentes em Campinas receberam intervenções para melhorar a segurança na circulação de pedestres e estimular a redução da velocidade pelos veículos. A via é uma das mais importantes de Campinas, tem 30 quilômetros de extensão e é a principal ligação ao Distrito do Campo Grande.
As obras foram realizadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) entre julho e outubro último. O entorno das praças Santa Catarina e Presidente Getúlio Vargas, na Vila Teixeira, recebeu medidas para reduzir a velocidade praticada pelos veículos nos raios de curva – estreitamento das faixas com zebrados e tachões. Além disso, foram instaladas tachas de LED fotovoltaicas (ativadas por energia solar), que ampliam a visibilidade dos condutores no período noturno. E novas faixas de pedestres foram sinalizadas.
Já na altura da avenida José Pancetti, próximo ao hipermercado Enxuto, no Jardim Aurélia, foram implantadas novas travessias de pedestres, com a instalação de dois semáforos de advertência (piscantes) e novas rampas de acessibilidade. Acompanhados de sinalização vertical (placas), os “piscantes” alertam os condutores sobre a presença de pedestres, que cruzam a JBD a partir da altura da José Pancetti e da Antônio Carvalho de Miranda. A Emdec também reforçou as travessias existentes.
Foram instalados ainda “calçadas verdes” na rua Tom de Araújo, próximo à rua Heitor Lacerda Guedes e ao Terminal Satélite Íris. Sinalizadas ao longo do posto de combustível com pintura de solo e balizadores, as calçadas “verdes” são espaços de refúgio para a travessia segura de pedestres no local, que não conta com calçada.
O espaço também recebeu tachas de LED para ampliar a visibilidade dos motoristas a noite. A sinalização existente foi reforçada e alguns retornos também receberam zebrados para minimizar conversões proibidas.
A sinalização de faixas zebradas em raios de curva como forma de reduzir a velocidade veicular também foi realizada no entorno do Terminal Campo Grande, no Jardim Nova Esperança, próximo à rua Manoel Machado Pereira. Também houve reforço da sinalização das travessias existentes e sinalização de solo que indica a presença de radar e a velocidade máxima permitida.
Confira o número de acidentes registrados nos locais que receberam as intervenções:

O ranking de pontos críticos aponta locais onde sinistros (acidentes) ocorreram com mais frequência, entre 2018 e setembro de 2023. O ranqueamento considera a Unidade Padrão de Severidade (UPS), que define pesos distintos de acordo com a gravidade dos acidentes registrados.
Mário Scolari
Em setembro, a Emdec finalizou as intervenções no cruzamento entre a rua Tom de Araújo (marginal da avenida John Boyd Dunlop) e a avenida Prof. Mário Scolari, no Satélite Íris. Este ponto recebeu canteiros físicos (ampliação de passeios), novas travessias de pedestres e rampas de acessibilidade. Também foi implantado um binário de trânsito – sentido único nas ruas Josepha Júlia Doval de Oliveira e Profª Olga Álvares Schreiner, com o tráfego fluindo em direções opostas.
Também receberam intervenções semelhantes, que ampliam a segurança viária, os seguintes pontos da avenida JBD: altura do “Balão do Londres” (Domício Pacheco e Silva x Oswaldo Oscar Barthelson) e da estação BRT Londres; próximo à Avenida Brasília e ao campus II da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Jardim Roseira); entorno da Pirelli (Lúcio Esteves x Vicente de Marchi); próximo à rua Nivaldo Alves Bonilha e à estação BRT Bela Aliança (Satélite Íris); na altura do supermercado Pague Menos (Jardim Rossin); e no cruzamento das ruas Benedito Franco e Salvador Allende (Nova Esperança).
No total, segundo a Emdec foram investidos cerca de R$ 156 mil na sinalização horizontal, vertical e na implantação de rampas ao longo da avenida JBD. Já no projeto da rua Mário Scolari, que envolveu alterações mais complexas, foram investidos R$ 112,5 mil em sinalização e R$ 149,9 mil nas intervenções no viário (obras de geometria).
Nas próximas etapas, receberão intervenções semelhantes trechos das avenidas Amoreiras, Ruy Rodriguez e pontos da região central, que também apresentam altos índices de acidentes.