O deputado federal Jonas Donizette (PSB) criou uma subcomissão na Câmara dos Deputados para acompanhar as obras do Trem Intercidades, que devem começar em maio de 2026. O trem ligará Campinas a São Paulo e vai transformar a mobilidade em toda a região.
“Nós teremos um transporte que será referência no Brasil, com mais eficiência e economia de tempo para todos os usuários. Vou acompanhar de perto todas as etapas, como tenho feito desde que começamos a pensar uma ligação ferroviária para passageiros entre as duas cidades”, afirma o deputado.
O grupo foi criado dentro da Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (26). Os parlamentares poderão solicitar documentos e participar de todas as etapas do processo.
“Eu defendi o empréstimo do BNDEs de R$ 50 bilhões para que essa obra pudesse sair do papel. Vejo muita energia do governador Tarcísio para viabilizar esse projeto. Todas as etapas já foram cumpridas e temos essa parceria importante também com o governo federal”, diz o deputado.
Trem Intercidades
O tempo estimado da viagem entre Campinas e São Paulo com o novo terminal será de 1h04. Cada trem terá capacidade para 860 passageiros sentados. Hoje, as principais rodovias já estão saturadas e registram pontos de congestionamento diários.
“Sempre defendi o trem quando o projeto tinha até outro nome. Era chamado de Trem Bandeirantes e, posteriormente, o TAV, que previa uma ligação com o Rio de Janeiro. Minha luta vem de muito tempo. Acompanhar essa obra é garantir que possamos transformar o transporte e melhorar a qualidade de vida de todos os moradores de Campinas e região”, afirma Jonas.
O deputado aguarda agora a formalização da subcomissão para que os membros sejam nomeados pela Câmara.











