Jornalista de Conchas (SP) radicado em Campinas, João Nunes lança no dia 29 de novembro, próxima quarta-feira, o livro ‘Outro Olhar – Textos críticos sobre cinema no século 21’, uma coletânea de críticas de filmes. O lançamento da editora Letramento celebra 35 anos de dedicação do autor ao jornalismo cultural.
As críticas foram publicadas nestes anos 2000 no jornal Correio Popular, no extinto blog Sessão de Cinema e nos sites Campinas.com.br e Hora Campinas.
Nunes analisa 106 filmes do Brasil, do hegemônico Estados Unidos, de países consolidados cinematograficamente, como a França e o Reino Unidos, e de alguns menos visíveis, como Hungria, Butão, Argentina, Romênia e Polônia, entre outros.
Segundo o autor do prefácio, o jornalista e professor da Puccamp, Wagner Geribello, Nunes analisa, comenta e aprecia os filmes “como obras de arte, portanto passíveis de interpretações diversas, mas invariavelmente encarados com encantamento, questionamentos, admiração e muito, mas muito prazer, isso tudo enfeixando os recursos dos quais se arma para trazer ao leitor o outro olhar que o título promete”.
Geribello acrescenta que, o crítico “revela, também, rara habilidade para fazer o comentário transbordar até o plano concreto, associando criticamente cinema e aspectos diversos da realidade, como religião, ciência, política, relações sociais e, sobretudo, posturas da complexa
e enigmática entidade conhecida como ser humano”.
Na apresentação do livro, o autor diz: “Escrevi muita bobagem e abusei da arrogância (insegurança, na verdade) própria da juventude, mas aos poucos, compreendi melhor meu papel, pois tudo na vida é efêmero, não somos tão bons quanto imaginamos e nossa observação, análise e opinião são, apenas, uma em meio a inúmeras outras”.
João Nunes atuou como jornalista profissional, sempre na editoria de cultura, a partir de 1988.
Estudou teatro no curso de formação de ator e se diplomou em teologia e jornalismo. É autor, entre outros livros, de Paulínia – Uma História de Cinema (Paco Editorial, 2019) e integrante e um dos fundadores da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine.
Como jornalista e crítico, trabalhou nos jornais Diário do Povo e Correio Popular (ambos em Campinas), Correio Brasiliense (Brasília), Diário do Grande ABC (Santo André), Folha da Tarde e O Estado de São Paulo (ambos da capital paulista).

Serviço:
O quê?
Lançamento do livro “Outro Olhar – Textos críticos sobre cinema no século 21”, de João Nunes, pela editora Letramento
Quando?
Quarta-feira, dia 29/11, das 19h às 22h
Onde?
No Éden – Bar e Restaurante (rua Barão de Jaguara, 1218, centro de Campinas; estacionamento a 50 metros do local).
Onde comprar?
Site da Editora Letramento e em todas as plataformas digitais
“A referência à peça Na Solidão dos Campos de Algodão, de Bernard-Marie Koltès, sobre dois perdidos (ocultos) na noite suja da grande cidade, não soa gratuita, com a diferença que, na
peça, pode-se trafegar pela poética sugerida no título.
Madalena também tangencia a poética, a despeito da tragédia. No país que aprendeu a se
esconder (ou escamotear), a belíssima oferenda de Bianca no oásis do rio serve como ritual de renascimento do verde da mata, da água corrente límpida do rio e de todas as pessoas e de todos os bichos. Até do avestruz que nunca, antes, precisou se alimentar nem esconder ovos na solidão dos campos de soja”.
(Trecho da crítica do filme Madalena, de Madiano Marcheti).