Nesta quinta-feira (6), às 18h, estreia em Campinas o espetáculo musical Severina: Flor em Terra Rachada, no Teatro Sesi Amoreiras. Criado pelos jovens da Academia Educar, o espetáculo marca um momento inesquecível: será a primeira vez que muitos deles subirão ao palco de um teatro para apresentar uma obra construída coletivamente.
Inspirado na força feminina e na resistência do povo nordestino durante o período da ditadura militar, o espetáculo conta a história de Maria Severina, uma menina que enfrenta os desafios em busca de justiça e dignidade para o seu povo. A narrativa é entrelaçada com música, dança e emoção, refletindo a vivência e as potencialidades dos próprios jovens criadores.
Severina: Flor em Terra Rachada faz parte da conclusão da jornada formativa dos participantes da Academia Educar, projeto anual da Fundação Educar.
Ao longo do segundo semestre, os jovens são desafiados a construir um espetáculo do zero, e em 2025, escolheram unir o sertão nordestino e o contexto da ditadura para dar vida a essa obra potente. Com o apoio da escritora Mariana Reade, mergulharam em todas as etapas do processo: roteiro, seleção musical, coreografias, figurinos, direção artística e produção.
Mais do que um desafio artístico, o espetáculo é um verdadeiro rito de passagem, que celebra as conquistas individuais e coletivas e desenvolve competências como liderança, criatividade, trabalho em equipe e responsabilidade.
“Ver nossos jovens assumindo a construção de um espetáculo como Severina: Flor em Terra Rachada nos enche de orgulho e reitera a força da educação como agente de transformação. Eles não apenas interpretam, eles criam, organizam e vivem esse processo. Esse momento é simbólico, porque celebra conquistas, revela potenciais e fortalece a convicção de que cada jovem é protagonista de sua própria história”, diz Cristiane Annunciato Stefanelli, gestora da Fundação Educar.











