Um grupo de jovens do projeto social Tênis para Todos, em Campinas, vivenciaram uma experiência inédita ao conhecerem pela primeira vez o universo do automobilismo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A convite do laboratório farmacêutico EMS e de Léo Sanchez, piloto da EMS Racing, os jovens de baixa renda – que jamais haviam pisado em uma pista de corrida – acompanharam de perto os bastidores e preparativos da nona e última rodada do Porsche Carrera Cup Endurance.
Arthur Feitosa, Gabriel Rodrigues de Souza e Nicolas Félix Bento, com idades entre 12 e 14 anos e acompanhados do idealizador do projeto e professor Júnior Martins Viana, participaram na última quinta-feira (14), de uma visita guiada ao paddock e ao box do piloto, além de escutarem de perto o ronco das máquinas que percorriam o circuito com testes de velocidade nas pistas.
Recebidos calorosamente por Léo Sanchez e sua equipe de mecânicos, os jovens puderam explorar cada detalhe do carro e receberam uma aula divertida sobre o funcionamento dos carros. Além de conhecerem os equipamentos de alta performance, os quatro aproveitaram para entrar no carro e pisar fundo no acelerador. O momento especial foi registrado com fotos ao lado do piloto, tornando a experiência inesquecível.
Para Arthur Feitosa, foi uma experiência única. “Fiquei muito feliz, não sabia que o ronco do motor era tão alto”, confessou. Nicolas Félix Bento, o mais jovem do grupo, ficou deslumbrado e afirmou que é muito diferente da televisão. “Deu vontade de correr na pista, é bem melhor ao vivo”, afirmou. Já o colega dele, Gabriel Rodrigues de Souza, disse que jamais imaginou que fosse daquele jeito. “Foi muito bom conhecer o piloto e entrar no carro”, acrescentou.
Duas grandes emoções
O momento mais aguardado e repleto de entusiasmo do evento aconteceu com o professor Martins Viana, que aceitou o desafio de Léo Sanchez. A bordo do carro #15 da EMS Racing, o piloto e seu convidado surpreenderam o grupo com voltas rápidas de apresentação, elevando a adrenalina e empolgando todos os presentes.
“Posso dizer que experimentei duas emoções: a primeira foi assustadora, de medo, e a segunda, uma sensação incrível. Não há nada comparado a isso; já andei de montanha-russa, mas isso é diferente. Eu venho de um bairro de periferia e jamais sonhei com um carro desses, parecia algo fora da realidade. Ter ainda a oportunidade de estar no autódromo de Interlagos e andar nessa máquina (Porsche) foi maravilhoso. Quero agradecer pela oportunidade que Léo Sanchez deu a mim e aos meninos”, contou aos risos Viana.
Para Léo Sanchez foi um prazer e felicidade receber o grupo. “É muito gratificante proporcionar essa vivência para quem é entusiasta e acompanha o automobilismo e poder dar umas voltas comigo no carro. Todos estão convidados a retornar”, afirmou o piloto.
Projeto Tênis para Todos
O projeto “Tênis para Todos” é uma iniciativa da EMS, lançada em 2017, que oferece aulas semanais gratuitas de tênis a meninos e meninas de 7 a 16 anos, regularmente matriculados na rede pública de ensino em Hortolândia e Campinas, interior de São Paulo. A iniciativa atende cerca de 200 crianças e adolescentes, buscando promover valores como disciplina, responsabilidade e a construção de novas perspectivas de vida por meio do esporte.
Idealizado por Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, controlador da EMS, e seu professor de tênis, Júnior Martins Viana, “o projeto desperta o gosto pela prática esportiva e oferece, a crianças e jovens de baixa renda, uma alternativa educativa às ruas da periferia”, garante Viana.
As aulas ocorrem em Hortolândia (SP), de terça-feira a quinta-feira, das 8h às 10h e das 15h às 17hs. Na unidade de Campinas, acontece às quartas-feiras, das 9h às 10h30 e das 14h às 15h30.











