Com o objetivo de garantir oportunidades e reduzir preconceitos e desigualdades sociais, jovens em situação de vulnerabilidade participam do Jovem Chef, programa realizado pela Kerry, multinacional líder em nutrição sustentável, em Campinas. O projeto visa mudar a realidade desse grupo, que vive um contexto influenciado pela desigualdade social, para que alcancem oportunidades de emprego e visibilidade no mercado de trabalho.
A importância de ações afirmativas para diminuir desigualdades é imensa. Com mais de 20 jovens impactados em outros anos, o Jovem Chef ganha sua terceira edição. O programa da Kerry é um curso de introdução à Gastronomia para 15 jovens, de 14 a 20 anos, com o objetivo de impactar positivamente a comunidade de Campinas, onde está situado o Centro Regional de Tecnologia e Inovação da empresa. O projeto iniciou em julho e termina na próxima sexta-feira (28).
Mauricio Bonfim, Gerente de inovação e Chef da Kerry, destaca que o objetivo principal da ação é dar apoio aos jovens que hoje estão sem uma perspectiva de futuro a verem na área culinária uma opção para mudarem sua vida.
A essência desse projeto é impactar positivamente a vida desses jovens, dando a eles a oportunidade de encontrar um direcionamento de carreira.
A organização filantrópica Amigos da Criança (AMIC) será a parceira da Kerry nessa edição para selecionar jovens que precisem da oportunidade e, para isso, focou a busca na comunidade da região de Monte Cristo em Campinas.

Para Marta Maria dos Santos Nonato, Gestora de projetos e voluntária da AMIC, o programa permite a descoberta de talentos, consciência da responsabilidade que os alunos adquirem como futuros profissionais e crescimento de criatividade e inspiração, abrindo um novo universo para eles. Os jovens começam a acreditar no seu potencial e no poder sobre suas escolhas, criando assim superação de preconceitos, medos e vergonhas.
“Este é um projeto que irá propiciar autoestima, descobrimento de suas potências, dentro e fora da comunidade, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de proporcionar a empregabilidade desses jovens com inserção no mercado de trabalho”, destaca a gestora.
Além do curso interno, a iniciativa da Kerry também contemplará o primeiro colocado segundo critérios de avaliação dos pratos executados durante o TCC da formação com um curso de gastronomia em escola especializada da região.
“Acreditamos que programas como o Jovem Chef são fundamentais para possibilitar a inclusão e mudar a mentalidade da indústria. O desafio é grande, mas são ações afirmativas e de reconhecimento como esta que podem transformar realidades e melhorar a vida das pessoas”, complementa Marilia Francisco, gerente de RH na Kerry.











