Em celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Encontro de Mulheres – Julho das Pretas realizará sua 1ª Edição do Conectando Vozes. O evento será nesta próxima sexta-feira (2), das 19h às 22h30, no Ceprocamp, região central de Campinas.
O encontro terá rodas de conversa para compartilhamento de histórias, desafios e conquistas, com discussões sobre temas como empoderamento feminino, desigualdade social, desenvolvimento, política e representatividade nos espaços de poder (veja a programação abaixo).
O objetivo é fortalecer o senso de comunidade e identidade. A organização do evento é do Projeto Malkia e da Cufa Campinas, com participação gratuita.
O Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, é uma data de grande importância e significado. Estabelecida em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado na República Dominicana, esta data visa reconhecer e valorizar as lutas, conquistas e contribuições das mulheres negras em toda a América Latina e Caribe.
A data oferece uma oportunidade para refletir sobre os desafios enfrentados por essas mulheres, frequentemente marcados por múltiplas formas de discriminação e desigualdade, e ao mesmo tempo, celebrar sua resistência, resiliência e rica diversidade cultural.
Confira a programação:
Abertura:
– Mirna Abreu: Apresentadora -Jornalista
– Janaina Oliveira Mediadora – Marketing Expert – Fundadora da Odara Conecta
Mesa 1: 19:30 – 20:20
– Drika Martim: Presidente da CUFA (Central Única das Favelas) em Sorocaba, ativista social e militante na luta pelos direitos humanos e equidade racial.
– Luana Gabriela Campos da Costa (Lu Campos): Comunicadora versátil, Mestre de Cerimônias, Apresentadora, Celebrante Social e Cantora atriz.
– Fabiana Brito: Fundadora da Confraria das Contadoras, oferecendo soluções rápidas e humanizadas para negócios.
– Andreia Mendes: Mestre em Relações Étnico-Raciais, artista visual, curadora independente e gestora de projetos culturais.
Mesa 2: 20:30 – 21:30
– Sara Zara: Comunicadora e trancista, com uma trajetória inspiradora de superação e empreendedorismo.
– Mari Nunes: Fundadora do Movimento Rosalina, atuando no empoderamento de mulheres empreendedoras em Campinas.
– Lucimara Ferreira: Advogada, conselheira estadual da OAB SP e Diretora de Inclusão Social da Associação Atlética Ponte Preta.
– Gislaine Antônio: Consultora de Diversidade, Equidade e Inclusão étnico-racial, idealizadora do Projeto Inserção de Pessoas Negras no Mercado de Trabalho para Multinacionais.
“A presença de todas é fundamental para fortalecer a comunidade e promover discussões significativas sobre empoderamento, desigualdade social, desenvolvimento, política e representatividade”, destacam os organizadores.
Serviço:
Julho das Pretas: 1ª Edição do Conectando Vozes
Data: 02/08 – Sexta-feira
Horário: 19h às 22h30 22:30
Local: Ceprocamp – Av. 20 de Novembro, 145, Estacionamento Estação Cultura, Centro, Campinas
Para mais informações: https://www.sympla.com.br/evento__2560141











