Depois de mostrar lentidão no primeiro tempo e seguir para o intervalo em desvantagem no placar, o Guarani voltou para a etapa final ofensivo, com mais volume no campo de ataque, mas não conseguiu chegar ao gol. Esse foi o resumo da atuação do time de Campinas na derrota por 1 a 0 para o Coritiba, a quarta em cinco jogos nesta Série B do Campeonato Brasileiro. Para o técnico Júnior Rocha, faltou mais agressividade no Couto Pereira, na terça-feira (14) à noite.
“Precisamos machucar mais o adversário”, diagnosticou. “Melhoramos a velocidade na circulação, mas ainda estamos em construção das nossas movimentações ofensivas, com organização e sincronização”, avaliou o treinador, que comandou o time nas últimas três rodadas após assumir o cargo no início de maio.
“Os jogadores ainda estão entendendo esse jogo posicional de fazer as jogadas corretas nas tomadas de decisões”, constatou. “Algumas jogadas saíram, mas em outras ocasiões faltou a decisão mais assertiva. Tudo isso passa pelo entendimento do jogo, da compreensão desse modelo.”

O técnico acredita, por outro lado, que o Guarani evoluiu na parte ofensiva em relação à vitória contra Botafogo, sábado (11), no Brinco de Ouro. E aposta numa melhora ainda maior contra o América-MG, segunda-feira (20), no Brinco de Ouro. “Tenho certeza que esses dias que teremos para trabalhar vamos aprimorar, principalmente a questão de incomodar mais o adversário.”
Sequência negativa
Enquanto o Guarani ainda busca recuperar a sua identidade, conforme as palavras de Júnior Rocha, os números negativos se acumulam no retrospecto recente do clube. Nos últimos oito meses, foram 25 jogos, com apenas três vitórias no período. Os demais 22 duelos registram oito empates e 14 derrotas. O aproveitamento de outubro até agora é de apenas 22,6%.
“Sabemos que nosso torcedor está machucado em razão dos recentes resultados, mas temos que tentar reverter isso trabalhando a cada dia”, disse o goleiro Vladimir, capitão da equipe, após o duelo de terça-feira à noite. Contra o Coritiba, o goleiro sofreu o seu primeiro gol nesta Série B, já que sua estreia aconteceu na vitória por 2 a 0 sobre o Botafogo, na rodada anterior.







