O livro ‘de onde brotam os fios…’ da artista Luciana Valio, terá seu primeiro lançamento presencial na próxima quinta-feira (22), das 17h30 às 19h30, na Casa de Vidro, em Campinas. O lançamento será precedido de uma oficina gratuita, das 14h às 17h, para confecção de casulos-sementes.
A história do livro começa com uma lenda sobre um ancião que se transforma em um casulo. A segunda parte é um manual no qual a autora convida o leitor a colaborar com uma espécie de experimento científico. A intenção da artista é “intervir na natureza de forma a estabelecer uma relação poética com o reflorestar por meio da disseminação de sementes”.
Luciana ensina no livro o passo a passo para a produção artesanal de três tipos de casulos (tear, tricô e feltragem de lã), indica as sementes que vão compor o mix como as frutíferas (limão, maracujá, mamão), as arbóreas (ipê e pau-formiga), além de hortaliças como jiló e quiabo que, junto com terra, devem rechear os casulos para posteriormente serem depositados no solo.
Os casulos funcionam como ‘bombas de semente’ que brotam espontaneamente, regenerando a biodiversidade local. O livro vem acomodado numa caixa e junto um saquinho contendo sementes e um casulo de crochê para uma primeira experiência do leitor.

“Por serem os casulos-sementes receptáculos/úteros das sementes, eles foram confeccionados artesanalmente com fios naturais, de modo que seu processo de perecer estejam em sincronia com a erupção da brotação das sementes. Tem o caráter de um experimento científico, que se utiliza da observação fenomenológica dos casulos-sementes postos no solo com o intuito de regenerar a biodiversidade local. Mas é também o desejo de transcendência em que as relações de vida e morte tornam-se metamorfoses”, explica Luciana Valio.
O livro é, na verdade, um trabalho artístico, é um livro de artista que foi produzido como uma lenda e como um manual. Os processos são detalhados para estimular a disseminação de sementes e a ação direta com a natureza, deixando aos casulos o potencial da transformação, da regeneração do solo e do reflorestamento.
“A história enfatiza o contato com a natureza, os cuidados com as plantas e a relação do ser humano com os outros seres”, detalha a artista. Luciana Valio foi contemplada pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022 com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Campinas, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Uma live e várias oficinas
Na próxima terça-feira (20), às 20h, a artista vai fazer uma live de lançamento via instagram (@lucianavalio) para contar do projeto, do livro e das oficinas.
Para quem quiser aprender de perto, Luciana fará outros lançamentos em Campinas precedidos de oficinas gratuitas para a confecção do casulo-semente. Além da Casa de Vidro, no Taquaral, haverá oficinas também no Espaço Cultural Maria Monteiro, localizado na Vila Padre Anchieta, no dia 23 de fevereiro, sexta-feira, das 9h às 12h.
Já no Centro de Cultura Casarão, no distrito de Barão Geraldo, a oficina acontece no dia 29, das 14h às 17h e o lançamento a partir das 17h30. Em março, dia 16, no Tote Espaço Cultural, em Sousas, também terá oficina, das 10h às 13h, e lançamento das 13h30 às 15h30.
As inscrições para as oficinas devem ser feitas por meio do formulário neste link. O livro ficará exposto por três meses após o lançamento na Casa de Vidro, no Centro de Cultura Casarão e na Tote Espaço Cultural.
No dia 28 de fevereiro, das 15h às 17h, uma roda de conversa da autora com as artistas Norma Vieira, Valéria Scornaienchi, Keyla Knobel e Sylvia Furegatti vai pontuar o lançamento na Biblioteca Pública Municipal Ernesto Manoel Zink, no Centro de Campinas, das 15h às 17h. A atividade é gratuita. “A ideia é conversar sobre o tema ‘Arte e Natureza’ no formato de livro de artista nas produções pessoais de cada uma das convidadas”, conta Luciana Valio.

Pesquisadora e professora
Além de artista, Luciana Valio é mãe, professora universitária e pesquisadora em Arte Contemporânea. Na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, ministra aulas de Tridimensionalidade para os Cursos de Graduação em Artes Visuais. Em seu trabalho, a artista alinhava a relação entre a arte e a natureza em busca de um olhar decolonial.
Utiliza processos vivenciados/percebidos pelo corpo e dos fazeres manuais como meios para acessar saberes ancestrais. Caracterizando, em suas performances, tais processos para a conexão entre corpo, natureza e mundo espiritual (ou Cosmos).
Sua pesquisa se debruça sobre os seguintes temas: conhecimento ancestrais e manualidades na Arte Contemporânea; Arte e Natureza; Arte e Decolonialidade; e Intervenção Urbana. Coordena do projeto “Entre Tramas e Fibras” com enfoque sobre os têxteis e as manualidades na Arte Contemporânea. É doutora e pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UNICAMP.
Serviço:
Livro: “de onde brotam os fios…”
Autora: Luciana Valio
Páginas: 52
Acabamento: caixa contendo livro, sementes e casulo.
Preço (lançamento): R$ 90
Live de lançamento: 20 de fevereiro, às 20h, no instagram da artista (@lucianavalio).
* Todos os eventos são gratuitos. Oficinas para maiores de 12 anos (20 vagas).
Inscrições pelo formulário neste link .