A lista de aprovados para a seleção dos novos conselheiros tutelares de Campinas foi divulgada pela Prefeitura de Campinas nesta segunda-feira (17) no Diário Oficial.
A nota de corte era 70 e 74 pessoas, dos 136 candidatos, foram aprovadas. Os que não atingiram a nota mínima têm um prazo de três dias úteis para recorrer, ou seja, até o dia 20 de abril. Essa foi a segunda etapa do processo de seleção.
A Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente decidirá sobre os recursos em até 10 dias úteis. Após a decisão, será publicada a lista dos candidatos aptos para a avaliação psicológica no Diário Oficial do Município.
A campanha eleitoral será de 17 de agosto até 30 de setembro e participarão os candidatos selecionados após a avaliação psicológica. A eleição será realizada em 1º de outubro e a posse ocorrerá em 10 de janeiro de 2024.
Com a ampliação de um conselho tutelar, a cidade de Campinas terá uma rede protetiva ainda mais forte e efetiva para garantir a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes.
A Comissão Eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Campinas, formada por oito membros (quatro representantes do poder público e quatro da sociedade civil), tem trabalhado em conjunto para garantir a transparência e a lisura do processo de seleção.