Quantas Campinas existem dentro do município? Esta é a resposta que o livro “Campinas 250 anos” se propõe a dar, por meio de fotos que retratam as múltiplas facetas da cidade, como o contraste entre sua região central agitada e o ar interiorano preservado nos distritos, sua vocação e pioneirismo em educação, ciência e tecnologia, construções históricas e destaques em áreas como artes e esportes.
Desenvolvido pela KM Cultural, produtora especializada em publicações que ressaltam aspectos culturais e econômicos de cidades brasileiras, o livro de 180 páginas foi impresso em Fine Art e foi lançado na tarde desta terça-feira, 26 de novembro, no saguão da Prefeitura, com a presença do prefeito Dário Saadi.
“Confesso que me emocionei ao folhear o livro. Campinas é fantástica e agradeço todos os dias pela oportunidade de ser prefeito de uma cidade tão importante, com muitos desafios pela frente, mas uma história riquíssima e cheia de personalidades e fatos relevantes”, disse Dário no evento de lançamento.
“Agradeço imensamente a Rota das Bandeiras por este presente à cidade”, gratificou Dário Saadi, em referência à Concessionária que administra o Corredor Dom Pedro de rodovias e que patrocinou a publicação.
“Buscamos mostrar a Campinas do presente, moldada ao longo destes 250 anos. São inúmeros fatos históricos e personalidades que contribuíram para que o município se tornasse este importante centro econômico e cultural do país, atraindo cada vez mais moradores de todo o país e do exterior, que encontram uma cidade acolhedora e pujante”, destaca Márcio Masulino, responsável pela publicação.
O livro foi produzido por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e os exemplares serão distribuídos em bibliotecas públicas e centros culturais e também serão uma importante ferramenta de trabalho e divulgação para as secretarias do município.
Com edição bilingue e textos em português e inglês, o livro poderá ser utilizado na divulgação de Campinas em feiras internacionais – o turismo de negócios tem cada vez mais relevância na economia da cidade e é retratado na publicação, que tem patrocínio da Concessionária Rota das Bandeiras.
“Para além da nossa missão em modernizar e ampliar a infraestrutura viária dos 17 municípios que compõem o Corredor Dom Pedro de rodovias, contribuindo diretamente para o desenvolvimento econômico de uma das regiões mais importantes do Brasil, é política da Concessionária valorizar os aspectos culturais destas localidades. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a Rota das Bandeiras já havia patrocinado um livro sobre todo o Corredor Dom Pedro e, agora, se orgulha em proporcionar a distribuição de uma publicação exclusiva sobre Campinas, uma das mais importantes cidades do país e principal de nossa área de atuação”, destaca o diretor-presidente da Rota das Bandeiras, Douglas Longhi.
Além do lançamento impresso, o livro também está disponível na versão digital: https://issuu.com/projetocidadeecultura/docs/campinas_boneco_26jul_-_issue?fr=xKAE9_zU1NQ
Confira a capa do livro “Campinas 250 anos”:
Confira fotos que compõem o acervo do livro “Campinas 250 anos”: