A vida militar não é feita apenas de fardas, quartéis e missões. Nos bastidores, há famílias que enfrentam constantes mudanças de cidade, adaptando-se a novas realidades a cada transferência. É essa rotina de transformações, recomeços e resiliência que inspira o livro “Mudanças e Recomeços”, escrito pela jornalista Luciane Pavini de Souza Moço, casada há 27 anos com um militar do Exército Brasileiro.
O lançamento do livro será realizado no dia 11 de novembro de 2025, no Café Conceito, no bairro Cambuí, e promete emocionar não apenas famílias militares, mas todos aqueles que já precisaram recomeçar em algum momento da vida.
Com 180 páginas, a obra, de caráter autobiográfico, vai além da experiência pessoal da autora. Luciane reúne relatos de várias mulheres brasileiras e estrangeiras que, assim como ela, acompanharam seus maridos militares ao longo dos anos em diferentes cidades e até países.
O livro também dá voz a filhos e familiares, que compartilham como essas mudanças frequentes impactaram suas vidas, suas amizades e até suas escolhas profissionais.
“Sempre foi um sonho escrever esse livro e justamente sobre a família militar, da qual eu faço parte desde que me casei. É uma oportunidade para quem não faz parte deste universo, de conhecer como vivem as pessoas que acompanham os militares em suas missões nas diversas regiões do Brasil e no exterior”, diz Luciane.

A autora também teve que abandonar seu trabalho e sua carreira e recomeçar em cada novo lugar. Teve que lidar ainda com as consequências de estar numa cidade com poucos recursos de saúde, quando enfrentou problemas com a segunda gestação.

A jornalista ressalta que é um caminho repleto de desafios mas também de presentes que se recebe em cada nova morada: novos costumes, às vezes, um idioma diferente e laços fortes com pessoas até então desconhecidas, que se transformam em família.
“Mudanças e Recomeços” é um retrato humano e sensível de uma realidade pouco discutida fora do meio militar: o constante exercício de adaptação, despedidas e novos começos. Mais do que uma narrativa de deslocamentos geográficos, é uma história de afeto, união e superação.
Sobre a autora
Luciane Pavini de Souza Moço nasceu em São Paulo (SP). É jornalista formada pela PUC-Campinas, pós-graduada em Administração e Marketing pela FAAP e em Marketing Digital pela European Quality Business School.
Atuou como repórter em diversas emissoras de televisão, entre elas a TV Bandeirantes de São Paulo, a TV Sulamérica, em Ponta Porã, e a EPTV Campinas. Com ampla experiência em comunicação, também trabalhou na área de assessoria de imprensa e, atualmente, atua com marketplace.
Casada com um oficial do Exército Brasileiro e mãe de dois filhos, Luciane traz em seu livro Mudanças e Recomeços uma vivência real e sensível sobre os desafios enfrentados pelas famílias militares que precisam se adaptar a constantes mudanças de cidade — e, por vezes, de país.
SERVIÇO
Título: Mudanças e Recomeços
Autora: Luciane Pavini
Gênero: Autobiografia / Relatos
Lançamento: 11 de novembro no Café Conceito no Cambuí (Rua Emílio Ribas, 409)
Horário: 19h às 21h.






