O presidente Lula cumpriu uma série de compromissos relacionados à preparação de Belém-PA para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP30). A agenda do chefe do Executivo incluiu inaugurações de obras de infraestrutura e encontros com comunidades locais.
Pela manhã, Lula acompanhou a entrega das obras de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém. O empreendimento, que recebeu investimentos de R$ 450 milhões da concessionária Norte da Amazônia Airports, faz parte do conjunto de melhorias estruturais voltadas ao aumento da capacidade de transporte aéreo da região.
Em seguida, ele participou da inauguração do novo terminal do Porto de Outeiro. A requalificação do porto é considerada estratégica para o escoamento da produção da Região Norte e o fortalecimento da matriz de exportação do estado do Pará.
Maratona diplomática
Lula deve permanecer na capital paraense até, pelo menos, a próxima sexta-feira (7). Neste domingo (2) e na segunda-feira (3), o presidente deve visitar comunidades quilombolas e indígenas em áreas de difícil acesso da região.
Na terça-feira (4), Lula continuará em Belém, mas sem compromissos oficiais. Na quarta (5), há previsão de reuniões bilaterais. Segundo assessores, há pedidos de quatro a cinco encontros com autoridades estrangeiras e representantes de organismos internacionais.
Nos dias 6 (quinta) e 7 (sexta), o presidente participa da Cúpula dos Líderes, evento que antecede a COP30 e deve reunir representantes de diversos países para discutir a agenda ambiental e os preparativos da conferência.
A previsão após os compromissos em Belém é de que Lula viaje a Fernando de Noronha nos dias 8 e 9, quando poderá participar do lançamento de um projeto de energia solar. (Agência Brasil)







