O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), estará em Campinas nesta quinta-feira (4) para cumprir duas agendas: o lançamento de complexo laboratorial no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), e posteriormente para entrega de obras viárias do BRT e viaduto Bandeirantes.
De acordo com a assessoria do Planalto, a previsão de chegada do petista para o primeiro compromisso na metrópole é às 15h15. Lula fará o lançamento da pedra fundamental do Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos do CNPEM.
O Orion integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e prevê o investimento de R$ 1 bilhão até 2026. O projeto compreenderá instalações de alta e máxima contenção biológica inéditas na América Latina.
“Serão as primeiras do mundo conectadas a um acelerador de partículas, o Sirius. O lançamento visa reforçar a base produtiva nacional em saúde e o enfrentamento de eventuais epidemias”, divulgou a assessoria presidencial.
Na segunda agenda da tarde, o presidente Lula participará da entrega de obras viárias do BRT e viaduto Bandeirantes (lote 3 e parcial do lote 2). O evento está previsto para as 16h45 no viaduto sobre a Avenida Bandeirantes, no bairro Satélite Iris.
As obras contaram com recursos do PAC Mobilidade Grandes Cidades e atenderão cerca de 425 mil habitantes.
No evento, também haverá anúncios da requalificação do sistema de macrodrenagem de Campinas, conjugando infraestruturas tradicionais (com três reservatórios de retenção) e soluções baseadas na natureza (com três parques lineares).







