Oito bairros de Campinas receberam 20 abrigos do tipo “Andorinha”, elevando para 50 o número de novos equipamentos implantados nos últimos dois meses. Os locais contemplados integram as regiões do Ouro Verde, Viracopos e Sudeste.
O Jardim São Domingos recebeu seis abrigos; outros cinco estão no Jardim Marisa, três no Jardim Campo Belo, dois na Vila Palmeiras. Os bairros Dic V (Conjunto Habitacional Chico Mendes), Jardim Melina, Jardim Puccamp e Jardim Ouro Branco receberam uma estrutura cada um.
A medida é parte do programa de qualificação dos pontos de embarque de passageiros do transporte público, que começou a ser estendida para áreas descentralizadas da cidade pela Secretaria de Transportes do município em conjunto com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
Segundo a Setransp, os locais que recebem os novos abrigos são identificados a partir da demanda de usuários do transporte público. “Além disso, é considerada a proximidade de pontos de interesse, como escolas ou postos de saúde”, diz a Pasta. A instalação é feita por empresa privada, como compensação ao município pela instalação de empreendimento imobiliário.
Até então, os pontos de embarque atendidos eram demarcados por pontaletes. O nome “Andorinha” faz referência a um dos símbolos de Campinas.
Com cobertura, estrutura metálica e bancos de concreto, os abrigos proporcionam mais conforto e segurança aos usuários durante a espera pelo ônibus. Cada um tem três assentos, sendo um deles destinado às pessoas obesas. A implantação inclui ainda adequação do local, aterramento e medidas de acessibilidade: espaço delimitado para cadeirantes, sinalização tátil de alerta e piso direcional.
A padronização do abrigo permite que os usuários visualizem as linhas que atendem ao ponto. Essa informação pode ser complementada com a utilização do aplicativo “Cittamobi”, que informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto. O “Cittamobi” está disponível para download na Google Play e na App Store.
Número de abrigos chegará a cem
Em outubro, trinta abrigos “Andorinha” foram implantados nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde. Foram 15 abrigos instalados no Campo Grande, nos bairros Satélite Íris, Jardim Florence I e II, Jardim Rossin, Residencial Cosmos, Jardim Nova Esperança e Jardim Santa Rosa.
Outros 15 equipamentos foram implantados no Ouro Verde, nos bairros DIC I (Conjunto Habitacional Monsenhor Luiz Fernando Abreu), DIC III (Conjunto Habitacional Ruy Novaes), DIC IV (Conjunto Habitacional Lech Walesa), DIC V (Conjunto Habitacional Chico Mendes), Parque Universitário de Viracopos, Jardim São Pedro de Viracopos e Jardim Melina I.
O próximo lote levará mais abrigos para a região Sudeste, contemplando os bairros Jardim Antônio Von Zuben, Jardim São Gabriel, Jardim Tamoio e Jardim São Vicente.
Conforme a Prefeitura de Campinas, no total cem abrigos “Andorinha” serão levados, gradativamente, a nove áreas descentralizadas da cidade. Além do Campo Grande, Ouro Verde, Sudeste e Viracopos, serão contempladas as regiões dos Amarais, Anhumas, Barão Geraldo, Nova Aparecida e Sousas.











