PUBLICIDADE
1 de dezembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Turismo

Mais de 85% das vinícolas nacionais apostam no enoturismo para aumentar faturamento

Atrativos incluem colheita de uvas, passeio para os visitantes, participação na vinificação, harmonização de refeições, hospedagem, degustação e cursos de sommeliers

Redação Por Redação
1 de outubro de 2023
em Turismo
Tempo de leitura: 3 mins
A A
Mais de 85% das vinícolas nacionais apostam no enoturismo para aumentar faturamento

Aparecida Jucimara da Cruz, gerente do complexo enogastronômico da Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí: propriedade investe no enoturismo - Foto: Divulgação

Passeios guiados, cursos, artesanato, além do turismo de experiência em vinhedos. Uma pesquisa inédita do Sebrae revela que as vinícolas brasileiras estão apostando na combinação com outras atividades ligadas ao turismo para aumentar seu potencial competitivo e valor de mercado. A atuação com o enoturismo já é realidade para mais de 85% dos estabelecimentos desse setor. Além de produzir vinhos e derivados da uva, elas têm aberto suas propriedades para visitantes de todo o País.

Essa realidade espelha exatamente o perfil da maioria das vinícolas que estão ligadas à Associação Nacional dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin). Os empreendimentos que estão mais estruturados dispõem de espaços multiuso em suas propriedades para receber os turistas. O conceito é oferecer a melhor experiência possível. Aquelas vinícolas ainda em formação, pelo menos parte delas, também têm projetos de agregar o enoturismo em seu plano de negócio.

Para o diretor de marketing da Anprovin, Marco Antonio Carbonari, esse modelo agregado valoriza a experiência do visitante, potencializa o negócio, gera renda e emprego e, sobretudo, qualifica as vinícolas. “A experiência é a alma de um passeio. Por isso, as vinícolas entenderam que esse é um caminho que os clientes desejam e que pode ser muito bem aproveitado pelos produtores”, avalia Marco Antonio Carbonari.

 

A maioria das vinícolas (63,7%) adotam a estratégia de diversificação como um diferencial competitivo.

 

Ao atuar em mais de uma categoria, a empresa pode se tornar mais atraente, agregar valor ao seu produto e aumentar os seus ganhos. A montagem de pacotes de visitação e degustação, por exemplo, geram um maior ticket médio, impulsionando os negócios do segmento.

O levantamento do Sebrae utilizou como base dados do Ministério da Agricultura e informações coletadas junto dos estabelecimentos vitivinícolas que atuam com o segmento de enoturismo, ou turismo de vinhos – que leva em consideração a existência de estruturas para o turismo (como chegar, onde comer e dormir) e das peculiaridades e tipicidades de cada território.

“Podemos dizer que o setor do turismo e o do vinho são parceiros simbióticos e incorporados em um ecossistema produtivo altamente sustentável. O enoturismo permite a integração dos setores primário (vitícola/agricultura), secundário (vitícola/indústria) e terciário (comércio e turismo/serviços), além de destacar os atributos e particularidades de cada terroir”, argumenta Germana Magalhães, analista de Competitividade do Sebrae.

Perfil do setor

Segundo o estudo do Sebrae, dentre as vinícolas que abrem suas portas para visitação turística, percebe-se uma clara preferência por visitações agendadas, chegando a 58% das empresas entrevistadas. Nesse sentido, as vinícolas de médio e grande porte optam, em sua maioria, pela modalidade de visitação espontânea, com horários de funcionamento bem definidos e roteiros pré-estabelecidos e divulgados em suas redes sociais, por exemplo.

 

As vinícolas que ampliaram seu leque de opções para os turistas estão investindo em produtos e serviços sob medida para os visitantes.

 

A lista é grande e conta com atrativos como colheita de uvas, passeio para os visitantes, participação na vinificação, harmonização de refeições, hospedagem familiar em sistema de pousada, degustação e comercialização de queijos, produtos de charcutaria e demais produtos associados e cursos teóricos de vinificação e de formação de sommeliers.

Tags: AnprovinenoturismoMarco Antonio Carbonarisebraevinhos
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

São Bento do Sapucaí prova que tem muitos atrativos a oferecer, além da Pedra do Baú
Turismo

São Bento do Sapucaí prova que tem muitos atrativos a oferecer, além da Pedra do Baú

Por Redação
28 de novembro de 2025

...

Duke Beach Hotel, em Maresias, oferece luxo, lago aquecido e experiencias únicas
Turismo

Duke Beach Hotel, em Maresias, oferece luxo, lago aquecido e experiencias únicas

Por Redação
26 de novembro de 2025

...

Temporada de cruzeiros deve movimentar R$ 2,5 bilhões no Estado de SP

Temporada de cruzeiros deve movimentar R$ 2,5 bilhões no Estado de SP

24 de novembro de 2025
Campanha Vinho Legal orienta consumidores sobre vinhos de procedência garantida

Campanha Vinho Legal orienta consumidores sobre vinhos de procedência garantida

18 de novembro de 2025
Conheça o único trem turístico do Brasil que conta a história da Proclamação da República

Conheça o único trem turístico do Brasil que conta a história da Proclamação da República

14 de novembro de 2025
Como os campineiros podem se organizar para uma viagem de trabalho no Rio de Janeiro

Como os campineiros podem se organizar para uma viagem de trabalho no Rio de Janeiro

12 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    Usucapião Ordinário e Extraordinário: parte 2 – por Renato Ferraz Sampaio Savy

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Os perigos do uso da IA na revisão por pares – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas finaliza túnel e avança na obra de piscinão antienchente da Princesa D’Oeste

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Tendas de evento desabam no Shopping D. Pedro e ferem três

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Votação popular para eleger Motorista Nota 10 começa nesta segunda; veja como participar

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.