No dia em que o total de casos de dengue em Campinas ultrapassou os 70 mil, a Secretaria de Saúde confirmou mais duas mortes por dengue na tarde desta terça-feira (30). As vítimas morreram entre 28 de março e 8 de abril. Com isso, a cidade passa a contar com 16 óbitos em decorrência da doença em 2024. Na Região Metropolitana de Campinas já são 31 vítimas fatais.
Entre 1º de janeiro e 30 de abril foram confirmados 70.052 casos de dengue em Campinas. Trata-se da pior epidemia de toda a história, que supera o recorde pertencente ao ano de 2015, quando 65,7 mil pessoas foram infectadas e 22 morreram pela doença.
As duas mais recentes vítimas eram idosas. Uma mulher, 74 anos, com comorbidades e moradora da área de abrangência do CS Costa e Silva, teve início dos sintomas em 25 de março e morreu em 28 do mesmo mês. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 1.
A outro vítima foi um homem, 83 anos, também com comorbidades e morador da área de abrangência do CS Taquaral. Os sintomas começaram em 3 de abril e o óbito ocorreu no dia 8 do mesmo mês. Foi confirmada infecção pelo sorotipo 3.
Nesta terça-feira, Vinhedo também confirmou a primeira morte por dengue no município em nove anos.
Orientações
A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico e tratamento. A Secretaria de Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. J
á quem estiver com suspeita ou dengue confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em UPA.
A dengue é uma doença que faz a pessoa desidratar mesmo quando não tem perdas aparentes, como vômito e diarreia. Por isso, é preciso beber soro de reidratação oral e água nos volumes indicados por orientações médicas para evitar complicações. É importante que o paciente passe por avaliação clínica, tenha a pressão arterial medida e siga as recomendações recebidas, como ingerir por volta de 60 mL por quilo de peso.