Neste sábado (8), a partir das 14h, a Casa de Cultura, na Vila União, em Campinas, promoverá o projeto “Café Com Carolina Maria de Jesus”, uma iniciativa organizada por voluntários e bolsistas, que promete um encontro inspirador e diversificado.
Entre as atividades planejadas estão grafitagem, shows, rodas de conversa e outras manifestações artísticas e culturais. O “Café com Carolina” é um projeto que já realizou cerca de 60 encontros, abordando temas como a luta contra a homofobia, igualdade de gênero, questões raciais e muito mais. Além de promover debates, o projeto também apoia e impulsiona o trabalho de artistas e lideranças comunitárias.
Carolina Maria de Jesus foi uma escritora e poeta brasileira, conhecida por seu diário “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, onde retratou a dura realidade das favelas de São Paulo nos anos 1950. Sua obra é um marco na literatura brasileira e uma poderosa denúncia social.
No ano passado, o tema foi “O Legado de Carolina Maria de Jesus”. A atividade, construída de forma voluntária, possibilitou um encontro com programação diversificada, incluindo cortejo pelo bairro Vila União, teatro, exposição de arte, feira de empreendedores, gastronomia e muito mais.
O projeto conta com o apoio do Edital Lei Paulo Gustavo, e de diversas entidades que acreditam na importância da cultura e da educação como ferramentas de transformação social, destaca Mah Stevan, vice-presidente da organização Maloca Arte e Cultura. “São projetos como esses que nos levam a um caminho de conhecimento, empatia e respeito”, afirma.

Toda a programação do “Café com Carolina” é gratuita e contempla diferentes públicos, buscando uma experiência enriquecedora e inclusiva para todos os participantes.
O evento será realizado na Casa de Cultura, localizada na Rua Maria Pink Luiz, 100 – Vila União, Campinas.
Para saber mais sobre a programação é possível acessar: Instagram.com/Malocaresiste @malocaresiste.











