Campinas realizou nesta quinta-feira (20) a 25ª Marcha Zumbi dos Palmares, que celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O evento reuniu cerca de 1 mil pessoas nas ruas do Centro e prestou homenagem à II Marcha Nacional de Mulheres Negras, trazendo para esta edição o tema “Por reparação e pelo bem viver”. A atividade integra a programação do Mês da Consciência Negra na cidade.
Organizada pelo movimento negro e antirracista de Campinas, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, a marcha teve concentração na Estação Cultura a partir das 9h. De lá, o cortejo seguiu pelas ruas 13 de Maio, Conceição, Barão de Jaguara, General Osório, avenida Anchieta, rua Thomaz Alves e avenida Francisco Glicério.
O encerramento ocorreu por volta das 13h, com um ato público no Largo do Rosário. Símbolo das lutas e conquistas do povo negro, a Marcha Zumbi dos Palmares integra o calendário nacional de mobilizações pela igualdade racial e pela valorização da cultura afro-brasileira.

Segundo os organizadores, a marcha reafirma a importância da identidade negra, com apresentações culturais, batuques, manifestações de religiosidade de matriz africana e ações de enfrentamento ao racismo.
Criada em 2000, a marcha campineira integrou o movimento nacional que contribuiu para a sanção da Lei nº 12.519/2011, que instituiu o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
“Essa marcha evidencia a necessidade de equidade para a população negra e a urgência de fazermos mudanças”, afirmou Alessandra Ribeiro, da Comunidade Jongo Dito Ribeiro.
“Estamos aqui ocupando as ruas de Campinas com força, potência e ancestralidade”, declarou a comendadora Edna Lourenço.











