A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), gestora da ARIE Mata de Santa Genebra, em Campinas, abriu votação on-line para escolher o mascote do Centro de Educação Ambiental. A população pode escolher entre três animais que representam a biodiversidade da área: macaco-prego, bugio-ruivo, e onça-parda.
A votação começou na última segunda-feira (22) e segue até domingo, 28 de setembro, no link: forms.gle/QXoUJnDFowC5iGj5A ou pelo acesso disponível na bio do Instagram da Mata.
Segundo os organizadores, a iniciativa faz parte do Plano Municipal de Educação Ambiental, por meio da SECLIMAS, e também celebra o Dia Nacional de Defesa da Fauna, comemorado na segunda-feira, 22 de setembro.
Conheça os candidatos a mascote
Macaco-prego: animal muito querido por visitantes da Mata, se destaca pela inteligência e habilidade na busca por alimentos.
Bugio-ruivo: raro de ser visto, é conhecido pelo seu ronco característico, que ecoa pela floresta. Na Mata de Santa Genebra vivem pelo menos nove famílias desse primata.
Onça-parda: espécie que escolheu a Mata como importante área de reprodução. As câmeras de monitoramento já registraram o nascimento de filhotes em pelo menos oito ocasiões.
O Centro de Conservação e Educação Ambiental da ARIE Mata de Santa Genebra foi inaugurado em fevereiro de 1997, dezesseis anos após a doação da floresta ao município de Campinas.
Sua criação teve como objetivo aproximar a comunidade da Mata, promovendo a conservação da natureza e a melhoria da qualidade de vida da população.
Desde então, os programas de uso público e de educação ambiental têm se consolidado como importantes ferramentas de diálogo, auxiliando na gestão participativa da Mata de Santa Genebra.











