Matheus Costa, ex-Ypiranga, é o novo técnico do Guarani. Substituto de Marcelo Fernandes, demitido sábado (26) à noite, após a derrota por 1 a 0 para o Náutico, no Brinco de Ouro, Costa foi apresentado na tarde desta segunda-feira (28). Sua estreia será justamente no Dérbi 210, quando o Bugre tentará reagir para voltar a brigar pela classificação à fase decisiva da Série C do Campeonato Brasileiro. O clássico está marcado para sábado (2), às 17h, no Moisés Lucarelli.
O contexto faz o novo treinador bugrino, de 38 anos, vivenciar o momento mais emblemático de sua carreira.
Costa diz que sua chegada ao Guarani representa o auge de sua trajetória até agora. E ele ainda se vê um privilegiado por poder experimentar uma “semana especial e diferente”, que antecede o Dérbi. “É o maior clássico do Brasil”, afirma.
Não é a primeira vez que o Guarani tentou a contratação de Costa. Desta vez, a negociação foi bem-sucedida, principalmente pelo fato de Farnei Coelho ser o atual executivo de futebol do Bugre. Ambos são amigos pessoais e trabalharam juntos no Ypiranga. O técnico estava no clube gaúcho desde o ano passado e na atual temporada o deixou na sexta colocação, dentro da zona de classificação da Série C.
Conhecedor da divisão, Costa garante que vê o time do Guarani como um dos melhores do campeonato. “Estou acompanhando as equipes desde o início da temporada e falo com convicção de que o elenco do Guarani está entre os quatro melhores da Série C”, comparou.
O desafio será fazer com que o time reproduza essa qualidade na prática. Hoje, o time, além de estar fora do G8, começa a se aproximar novamente da zona de rebaixamento – a diferença para o Z4 é de 2 pontos. Restam cinco rodadas para o fim da primeira fase.
“Vamos tentar extrair o máximo de potencial de cada atleta. Acredito no equilíbrio, em ter coragem, confiança e ser agressivo, com e sem a bola”, afirmou. Por ter uma forma de pensar o jogo diferente da de Marcelo Fernandes, Costa pode ganhar novos reforços na atual janela de transferência. Assim, o clube volta ao mercado depois de 12 contratações anunciadas durante a competição.
“O Marcelo apostava mais da pressão e nos duelos, enquanto o Matheus privilegia mais a transição”, comentou Farnei, justificando a possibilidade e novos jogadores chegarem.
Sobre o Dérbi, Costa diz que planeja uma equipe capaz de se sobrepor ao adversário nos detalhes. “Vamos colocar em campo uma equipe de muita disposição, brigando por cada metro quadrado”, afirmou ele, que começou a preparação do time nesta segunda.
O novo treinador chega ao Brinco acompanhado do auxiliar Leandro Nieheus. Seu contrato vai até o fim do Campeonato Paulista de 2026. Ele iniciou sua carreira de treinador no Paraná Clube, onde conseguiu o acesso à Série A em 2017. Teve ainda passagens de destaque por Confiança-SE e Operário-PR, além de ter comandado também Santo André, Paysandu, entre outros clubes.











