Presente em cinco jogos da campanha do rebaixamento da Ponte Preta à Série A2, o volante Matheus Jesus foi pego no exame antidoping por uso de anabolizante e está temporariamente suspenso do futebol, até julgamento do recurso. O jovem atleta de 24 anos, que possui contrato com o Corinthians até o fim de 2023, está emprestado à Macaca até o término deste ano.
O exame antidoping detectou a presença de diversas substâncias derivadas de estanozolol, um tipo de esteroide anabolizante, no organismo de Matheus Jesus. O estanozolol ajuda na diminuição da gordura sem perda de massa muscular e no aumento da força sem ganho de peso, com efeito diurético.
Matheus Jesus pode sofrer pena de até quatro anos afastado dos gramados, mas a decisão do prazo depende da quantidade da substância identificada no exame.
“Matheus Jesus contratou advogado particular para defendê-lo no caso, que teria ocorrido de maneira incidental quando ele fez um tratamento no Rio de Janeiro. A Ponte Preta irá aguardar o desenrolar do caso para se pronunciar, contudo, enquanto estiver vigente a suspensão, o contrato da Ponte com o jogador também fica suspenso”, informou a Ponte Preta, por meio de nota enviada pela assessoria de imprensa.
O exame antidoping foi realizado logo após a partida entre Ponte Preta e São Bernardo, que terminou com derrota alvinegra por 2 a 0, no dia 5 de fevereiro, no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, pela 4ª rodada do Campeonato Paulista.
O duelo contra o São Bernardo foi um dos três jogos que Matheus Jesus atuou como titular no Paulistão, dentre os cinco que disputou na competição, sob o comando do técnico Gilson Kleina. O volante também jogou contra Inter de Limeira, Novorizontino, Botafogo e Guarani – derrota por 3 a 0 no Dérbi 202, no Brinco de Ouro, resultado que provocou a demissão de Kleina.
Após a chegada do treinador Hélio dos Anjos, Matheus Jesus não foi mais escalado como titular, nem sequer utilizado no decorrer de alguma partida, sempre ficando no banco de reservas.

Mais sobre Matheus Jesus
Contratado para a temporada de 2022, por meio de empréstimo junto ao Corinthians, Matheus Jesus retornou à Ponte Preta, clube pelo qual foi revelado, após cinco anos desde que foi afastado por problemas disciplinares e deixou a Macaca rumo ao futebol português em 2017.
Com apenas 19 anos, o jogador havia sido titular e um dos destaques da equipe na melhor campanha da Ponte Preta na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, em 2016. Sob o comando do técnico Eduardo Baptista, a Ponte terminou aquela edição da Série A em 8º lugar, com 53 pontos.
Emprestado pelo Estoril, de Portugal, Matheus Jesus teve passagem pelo futebol japonês e também jogou no Santos, entre 2017 e 2018, mas foi com a camisa do Oeste que chamou a atenção do Corinthians e foi contratado em definitivo em 2019.
Em novembro do ano passado, o Timão foi condenado pela FIFA, em processo movido pelo Estoril, por não ter realizado pagamento de quase R$ 10 milhões referente à contratação de Matheus Jesus.
Com poucas chances no clube do Parque São Jorge, Matheus Jesus acumulou empréstimos para Red Bull Bragantino e Juventude, equipes onde apresentou mais problemas disciplinares, além de Náutico, clube pelo qual disputou a última edição da Série B, sob o comando de Hélio dos Anjos, justamente o atual técnico da Ponte Preta.











