Desfalque na derrota para o Criciúma na última quarta-feira (2), em Santa Catarina, onde cumpriu suspensão pela expulsão no jogo anterior contra o Vitória, o volante Matheus Jesus também está fora do restante da Série B porque não é mais jogador da Ponte Preta.
O atleta de 26 anos, que pertencia ao Corinthians e estava emprestado à Macaca até o fim desta temporada, rescindiu seu vínculo com o clube da capital paulista em um acordo mútuo e se transferiu para o Varen Nagasaki, do Japão. A equipe é comandada pelo técnico brasileiro Fábio Carille, com quem Matheus trabalhou no Timão em 2019.
Como não detinha os direitos econômicos de Matheus Jesus, a Ponte não tinha outra opção além de fazer a liberação imediata do atleta ou pagar a multa e ficar com o jogador em definitivo. Porém, como o valor estava muito acima das condições do clube, a diretoria se viu obrigada a atender a solicitação do Corinthians, que já havia recusado uma proposta do futebol iraniano em julho.

Carreira de Matheus Jesus
Revelado no estádio Moisés Lucarelli, onde deu os primeiros passos como jogador profissional de futebol em 2016, Matheus Jesus deixou a Ponte Preta pela primeira vez para jogar no Santos, em 2017. Ele só chegou ao Corinthians em 2019, após se destacar pelo Oeste no Paulistão, mas teve poucas oportunidades no clube do Parque São Jorge e acabou sendo emprestado em sequência para Red Bull Bragantino, Juventude e Náutico, antes de retornar ao Majestoso no início do ano passado.
Vestindo novamente a camisa da Macaca, Matheus Jesus participou de apenas seis jogos em 2022 devido à suspensão de quase um ano por doping. De volta aos gramados na atual temporada, ele entrou em campo 32 vezes, marcou seis gols e contribuiu com três assistências, todas elas na campanha do acesso e título da Série A2, onde balançou as redes cinco vezes. Na Série B, ele só deixou a sua marca na derrota por 2 a 1 para o Criciúma, no Majestoso, pelo primeiro turno.
Encerrando a segunda passagem pela Ponte em meio à disputa da Série B, onde a equipe alvinegra luta contra o rebaixamento, Matheus Jesus está prestes a viver a sua segunda experiência no futebol japonês, onde já vestiu a camisa do Gamba Osaka, em 2018. Fora do Brasil, ele também já atuou pelo Portimonense, de Portugal, em 2018. Agora, mais uma vez, ele alça voos internacionais.